google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: Plantas Medicinais: CANA-DO-BREJO

ANUCIOS

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Plantas Medicinais: CANA-DO-BREJO


CANA-DO-BREJO 

Nome Científico: Costus spicatus

Família: Zingiberaceae (Costaceae) 

Outros Nomes Populares: cana-de-macaco, cana-mansa, periná, canarama, cana-do-mato, heparina, ubacaia, jacuacanga, cana-branca, paco-caatinga, pacová1. 

Usos: tratamento de pedras nos rins. Tem ação antinociceptiva e anti-inflamatória. Seu extrato apresenta um potencial como adjuvante no tratamento da obesidade e de dislipidemias, uma vez que inibe a atividade da enzima lipase pancreática.

Parte utilizada: folhas, hastes e rizomas. 

Plantio e Coleta: se propaga por rizomas e sementes, a sol pleno e solo úmido. Pode ser colhido para preparo após o florescimento. 

Princípios Ativos: flavonoides principais: leucoantocianidinas e flavanonas (presentes em todas as partes vegetativas: raiz, rizoma, caule e folhas); alcaloides (presente na raiz, rizoma e caule); saponinas (nas folhas e rizoma); heterosídeos cianogênicos (presente em todas as partes vegetativas). 

Modo de preparo: no tratamento de pedras nos rins é usada popularmente fazendo um chá de decocção das folhas. 


Observações: 
•Um dos usos populares de Costus spicatus era de tratar diabetes mellitus tipo 2. Estudos recentes em ratos mostraram que o chá das folhas, o método mais comum utilizado pelos usuários desta planta, não apresenta ação suficiente para promover a diminuição da progressividade deste tipo de diabetes23, 24. 
•Esta planta não está na lista de plantas medicinais e/ou fitoterápicos regulamentados pela Anvisa. Por este motivo, algumas informações sobre o seu uso medicinal podem não estar totalmente corretas, como na preparação de seu chá, onde foi encontrado apenas seu uso popular, sem comprovação científica. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário