google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais (Introdução)

ANUCIOS

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais (Introdução)


INTRODUÇÃO

O cultivo orgânico é uma modalidade muito eficiente quando o assunto é plantas medicinais, pois permite às espécies manter altos teores de princípios ativos sem a perda das propriedades benéficas buscadas pelos consumidores. Porém, por não utilizar agroquímicos, essa prática agrícola exige atenção especial quanto ao fornecimento de nutrientes às plantas e controle de doenças. Pensando nisso, a Universidade Online de Viçosa - UOV desenvolveu o Curso Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais, material completo que traz tudo sobre os tratos culturais, instalações da horta, preparo do solo e controle de pragas, além de orientar quanto ao uso dos produtos e suas formas de comercialização.

O Brasil tem a maior biodiversidade de plantas do planeta, associada a ricas diversidades étnicas e culturais, com o maior percentual de plantas medicinais encontradas na Amazônia, no Cerrado e na Mata Atlântica, respectivamente. 
Quando se fala de cultivo de plantas medicinais está-se conservando a biodiversidade, a saúde humana, o alimento, a economia, o resgate do conhecimento popular, a organização, a participação social, o gênero e a geração.
Atualmente, observa-se o crescimento no consumo de plantas medicinais ou de medicamentos à
base de plantas em todas as classes sociais no Brasil e no mundo. No Brasil, porém, a maior parte das plantas medicinais comercializadas é proveniente do extrativismo, que contribui para o aumento do efeito estufa.
Com relação às plantas importadas, muitas delas poderiam ser produzidas no país, considerando que as terras brasileiras se estendem da latitude de 5º N a 34º S, com a maior parte do território em altitudes de 1.200 metros acima do nível do mar, com temperaturas médias variando de 16º C a 20º C. Cerca de 80% do país recebem chuvas entre 1.000 e 2.500mm. Com isso, o cultivo de plantas medicinais é de importância fundamental, visando suprir a necessidade de demanda no mercado interno.
Somente na Alemanha, os fitofármacos movimentam US$ 3 bilhões/ano.
Por volta de 1.600 a.C, os egípcios já faziam uso de plantas medicinais na cura de doenças; os chineses, há mais de 5.000 anos, utilizavam os princípios ativos das plantas medicinais.
O uso de plantas no tratamento de doenças no Brasil tem influências das culturas indígena, africana e européia, entre outras.
O cultivo de plantas medicinais visando à comercialização exige planejamento, de modo a manter produção constante e de boa qualidade.

2. Noções Sobre Fatores Climáticos

Quando se cultiva planta medicinal deve-se observar a influência que os fatores climáticos têm sobre o seu desenvolvimento, podendo variar com a espécie estudada, tendo em vista que a produção de princípios ativos pode diminuir ou aumentar.
• Temperatura - o aumento da temperatura faz aumentar também a velocidade de crescimento da planta. Cada planta possui uma temperatura ótima de crescimento (em torno de 25ºC para as plantas tropicais), ou seja, uma faixa de temperatura que fará com que a planta se desenvolva no tempo certo, sem perda na produção.
• Luz - desempenha papel fundamental na vida das plantas, influenciando na fotossíntese, como crescimento, desenvolvimento e forma das plantas. A capacidade de germinação das sementes também pode estar associada à iluminação, dependendo da espécie a ser cultivada. Algumas necessitam de luz para brotar (a semente não deve ser totalmente enterrada), outras, porém, não necessitam tanto da luz para germinarem. Em muitas variedades, o fotoperíodo é responsável pela germinação das sementes, pelo desenvolvimento das espécies e pela formação de flores e bulbos.
• Umidade - a água é um elemento essencial para a vida e para o metabolismo das plantas. Assim, a irrigação deve estar de acordo com a tolerância de cada espécie. A deficiência de água no solo (“stress” hídrico) pode aumentar ou diminuir os princípios ativos de acordo com a cultivar estudada.
• Altitude - à medida que aumenta a altitude (acima de 100 metros), a temperatura diminui 1ºC e aumenta a insolação, que interfere no desenvolvimento das plantas e na produção de princípios ativos. Plantas produtoras de alcalóides, quando em baixas altitudes, apresentam maior teor de princípios ativos.
• Latitude - teoricamente, plantas cultivadas em latitudes equivalentes (Norte e Sul) têm o mesmo desenvolvimento, época de floração e teor de princípios ativos.

3. Técnicas agronômicas para o plantio

• A área para cultivo deve dispor de, pelo menos, cinco horas de sol.
• Deve ser feita análise química do solo.
• O solo deve ter boa drenagem. A maioria das plantas medicinais produz melhor em solo férteis, leves e arejados, com pH variando entre 6,0 e 6,5.
• A escolha da semente deve ser feita de acordo com os fatores climáticos, com a demanda local ou regional e sem adição de agrotóxicos.
• A área deve ser protegida contra ventos fortes e ter boa disponibilidade de água para irrigação.
• A área deve ficar distante de fontes de poluição, como culturas que usam agrotóxicos e estradas poeirentas.
• O terreno deve ter pouca inclinação.
• Recomenda-se utilizar cobertura morta e adubação orgânica.







Nenhum comentário:

Postar um comentário