google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: Alface as plantas curam

ANUCIOS

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Alface as plantas curam



Lactuca sativa

Veja aqui a descrição e todos os benefícios e malefícios da Lactuca Sativa, popularmente conhecida como alface, uma das hortaliças mais populares e baratas do Brasil.

Descrição : Planta herbácea de caule carnoso e esverdeado; folhas simples, flores amareladas, em capítulo, grandes, membranáceas, arrendondadas e curvas como conchas que abraças o caule umas sobre as outras.

Sua coloração é verde ou violácea.

Existem inúmeras variedades de alface, sendo as mais conhecidas as de folhas lisas, crespas e frisadas e as retorcidas.

Erva sobejamente conhecida no Brasil e usada nas mesas, principalmente como salada, é, no entanto, altamente medicinal.

Assemelha-se ao ópio, porém, menos violenta.

Seu suco lactescente, principalmente quando extraído do caule antes da frutificação, pode curar a icterícia e produz um narcótico usado nas farmácias (lactucarium).

Sob o prisma botânico existem três qualidades de alface: crispa (crespa, frisada), capitata (L. capitata DC-A (repolho, repolhuda, paulista), e longifólia (orelha-de-mula, romana), por elas devemos espalhar todas as variedades (parece que existem duzentas), grandes ou pequena, verde escuras ou verde claras, folhas compridas ou redonda amarelo douradas ou pardo avermelhadas e mesmo vermelha, crespas ou lisas, doces ou amargas, tenras ou duras, espinescentes, de sementes brancas ou sementes pretas.

Partes utilizadas : Folhas, caules e látex.

Plantio : Podem ser cultivadas o ano todo, mas se desenvolvem melhor quando cultivadas entre março e julho.

Colheita : Colhe-se a alface cerca de dois meses depois da semeadura, antes que as folha endureçam e surjam flores.

Modo de Conservar : As folhas devem ser consumidas frescas, podendo ser guardadas em sacos plástico e conservadas em geladeiras, por alguns dias.

Habitat e origem: Originária da Ásia e de distribuição mundial.

História: É planta de distribuição mundial, usada largamente como alimento. Serve também como forragem para aves e o gado.

Benefícios Medicinais da Alface.

Indicações : laxante, eupéptica, mineralizante, desintoxicante, diurético, antiácido, antirreumático e sonífero.

Dosagem : É utilizada como calmante e como base para produtos de beleza (rejuvenescedores).

É útil também contra a insônia, excitação nervosa, palpitações, reumatismo, hipocondria e conjuntivites.

Princípios Ativos : O suco do seu caule é rico em óleos essenciais, sais minerais, albumina e princípio amargo.

Encerra esse suco a "lacitucina", princípio ativo e amargo, além de "mannita", "asparagina", albumina, resina, cera, sais, etc. além de óleo essencial, as folhas, no seu estado fresco, contêm mais de 95% de água e menos de 2% de matéria azotada, proteína, manganês e outras matérias minerais, além do cobre.



Alface

Modo de usar:

- Suco cru e o chá das folhas, talos e raízes, em descanso noturno: sonífero, calmante do estômago e do sistema nervoso, béquico e iqueterícia;

- Sumo da alface: em loções e cremes: rejuvenescer e acalmar a pele, aliviar queimaduras de sol na pele;

- Lactucário (leite): propriedades hipnóticas, icterícia;

- Cataplasma : ferver algumas folhas de alface em pouca água, por cinco minutos, deixar amornar e untar as folhas com azeite de oliva, estendendo-as sobre uma gaze, aplicar sobre a região atingida, para evitar inflamações: contusões, inchaços, pele irritada e avermelhada;

- Decocção: cozinhar 60 g de folhas de alface em meio litro de água, filtrar o líquido, quando morno. Tomar três cálices ao dia: laxativo branco, insônia;

- Infusão das folhas: tranquilizante, tosse, afecções da pele, emoliente, antirreumático, sonífero, nevralgias intestinais, irritações do intestino, digestivo, laxativo suave, vertigens;

- Suco das folhas, em uso externo: contusões e amaciante da pele;

Saladas: às refeições, as folhas frescas também podem ser usadas em cataplasmas por suas propriedades refrescantes e emolientes. Crianças: de 1/6 à Vz dose de acordo com a idade.

Superdosagem: Para ocorrer uma superdosagem a dose teria que ser extremamente alta, ou o consumo de folhas frescas em salada por pessoa extremamente alérgica.

Os sintomas incluem sudorese, taquipneia, taquicardia, dilatação da pupila, tontura, zumbidos e sonolência. O procedimento seria o usual - esvaziamento gástrico, lavagem com soro ou solução de permanganato de potássio e tratamento sintomático.

Posologia:

Adultos: 10 a 20ml   de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de folhas secas ou caules em infusão até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs. Xarope: 1 colher de sopa a cada 6 horas.



Nome: alface.
Esta hortaliça possui diversas variedades. Todos podem usar a alface, gestantes, em fase de amamentação e crianças.

A alface age como: sedativa, calmante, analgésico, emoliente, cicatrizante, depurativa e desintoxicante.
Indicação: auxiliar no tratamento contra insônia, vertigens, perturbações gerais do sistema nervoso, hipocondria, falta de tranqüilidade, inchaços e contusões.

Máscaras e compressas de alface reduzem o inchaço e a irritação da área dos olhos e servem como calmante e purificante da pele.
Na alface encontra-se um elemento ativo semelhante ao ópio que lhe confere o poder de sedativo, sonífero e redutor da tosse.

O chá: das folhas da alface fervidas funcionam como calmante, assim como regulador do intestino.
Purificar e acalmar a pele: picar a alface, adicionar algumas gotas de óleo de oliva , duas colheres de sopa de iogurte. Usar como mascara facial, que deve ser espalhada sobre uma gaze (não espalhada diretamente sobre o rosto), e então colocar no rosto por um período de 30 minutos.
Irritação nos olhos: amassar as folhas de alface até virar uma papa, e usar como compressa.
Não há contra-indicação.
Indicações: usada com malva, ajuda a combater tosse e catarro. A aface ajuda o estômago a funcionar bem, e nas vertigens. Problemas com insônia, palpitações, reumatismo, hipocondria, nevralgias intestinais e conjuntivites (não foi explicado o modo de aplicação para estas indicações na bibliografia).
O suco extraído do seu caule contém, além de óleo essencial, sais minerais, albumina, asparagina, mannita e lactucina, um princípio ativo amargo.
Fonte : Revista - Ervas & Plantas que Curam. Editora Escala LTDA. SP.
Constituintes químicos: vários princípios amargos, lactupicrina. Manitol, vitamina E, óleo essencial, substâncias resinosas e mucilaginosa. O suco leitoso do caule chama-se Lactucario (francês) e é obtido por incisões (cortes) transversais no caule.
Indicações: usada como hipnótico leve para combater as insônias. Como calmante nas excitações nervosas e como sedativo da tosse, principalmente na coqueluche.
Para o Prof. H. Vignes, o extrato fluido, na dose diária de 2 a 3 colheres de café, seria um excelente remédio da vagotonia em certas formas de dismenorréia e especialmente como calmante em casos de ninfomania acompanhada de congestão dos órgãos genitais externos e internos.

Câncer no pulmão dos fumantes, desde que consumidos diariamente (não especificou se cura ou auxilia contra o câncer). O silício é bom para o crescimento dos cabelos e o complexo de vitaminas B, principalmente o ácido fólico, contribui para uma pele sadia e bonita, além de ajudar o metabolismo das proteínas necessárias para o crescimento e divisão das células.
O valor alimentício encontra-se nas folhas mais escuras e, quando comida crua, a alface ajuda a digestão, beneficia os dentes e as gengivas. O suco de alface deve ser sempre misturado a outros, como o de salsinha, que suaviza o amargor dos talos mais grossos (observa-se que para um tratamento com alface deve constar os talos nos sucos, e não somente as folhas - lavar bem com água corrente antes de usar).
Indicações: anemia, distúrbios hepáticos e nervosos, insônia, prissão de ventre e queda de cabelo.
Encontra-se na alface: vitamina A e E, ferro, magnésio e potássio.

8 Remédios Caseiros Com Alface 
A alface (Lactuca sativa), pertencente à família das Compositae, é um vegetal que possui talo verde e folhas de cor verde claro, macias, inteiras ou dentadas.

As inferiores agrupadas em roseta; do centro desta roseta nasce um talo cilíndrico, ramificado, de 40-60 cm de altura, que leva em seu ápice numerosos capítulos amarelo. O fruto é um aquênio oval e comprimido.

O lugar de origem mais provável da alface é o sul da Europa e oeste da Ásia. Esta planta tem sido cultivada há mais de 2.500 anos.

Existem quatro principais tipos de alface: crespa, romana, americana e lisa. A crespa, de folhas de soltas e arredondadas, é a primeiro que se cultivou em larga escala. Ainda se planta em pomares, mas já não é objeto de cultivo intensivo, em escala comercial, porque não se conserva bem durante o transporte.
A romana, chamada assim por sua origem, tem folhas alongadas e firmes. A, americana, de broto compacto, é agora muito popular, mas pouco se conhecia antes do século XVI. A alface lisa é cultivada muito raramente nos países ocidentais, mas é amplamente consumida em outras partes do mundo, especialmente no Oriente. Destes tipos básicos são cultivadas muitas variedades em todo o mundo.

A alface é propagada por sementes. A alface dá melhor resultado se cultivada em clima mais frio, já que o calor excessivo impede a formação do broto, acelerando a floração da planta em detrimento do desenvolvimento foliar.

8 Remédios Caseiros Com Alface
Propriedades Curativas Do Alface:

A alface possui caroteno, um pouco de vitamina C, e um pobre conteúdo de gordura e calorias.

A alface, também tem 95% de água. Por essa razão, considera-se um elemento-chave em dietas para emagrecer (10 calorias por xícara se estiver crua).

Quanto as suas propriedades curativas, considera-se, ingerida ao natural, como digestiva, depurativa. Igualmente, está indicada para pessoas nervosas e com problemas de insônia.

Um fator muito interessante sobre a alface é que seu nome aparece cada vez com mais frequência na prevenção do câncer.

Em seu relatório sobre a prevenção do câncer de estômago, o Comitê de Dieta, Nutrição e Câncer da Academia Nacional de Ciências disse que “entre os fatores de proteção podem ser incluídas as verduras verdes ou amarelas cruas, especialmente a alface e outros alimentos que contenham vitamina C”. Portanto, o consumo deste vegetal é recomendado se você deseja prevenir esta perigosa doença.

Remédios Caseiros Com Alface:

Remédio com alface para tosse e catarro dos brônquios: Ferva a casca de dois ou três talos regulares de alface orelhuda em um litro de água até que metade da água evapore. Cubra e deixe esfriar. Em seguida, coloque os talos em um almofariz e triture até obter uma pasta. Em seguida, filtre em um pano limpo. Adicione algumas gotas de mel para tornar mais agradável. Beba uma xícara desta preparação, três vezes por dia.

Remédio com alface para dor de dente com gengivas inflamadas: Ferva 2 folhas de alface picadas e 1 colher de sopa de banana picada em um copo de água por 10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Faça vários bochechos com esta preparação ao longo do dia para aliviar a dor.

Remédio com alface para aliviar a dor reumática: Aplique folhas de alface previamente fervidas e ainda quentes, sobre a área afetada como cataplasma.

Remédio com alface para insônia: Tome antes do jantar, um chá feito com 2 folhas de alface fresca, 1 pitada de flor de laranjeira e 1 xícara de água.

Remédio digestivo com alface: Consuma salada de alface nas refeições principais, se você com frequência de problemas digestivos.

Remédio com alface para azia: Misture um quarto de uma alface em um copo de água (300 ml) até obter uma espécie de purê, o qual deve ser bebido.

Remédio com alface para queimaduras leves de pele: Aplique várias folhas esmagadas e frias de alface em forma de cataplasma sobre a área afetada.

Remédio com alface para emagrecer: Coloque em um liquidificador ¼ de cabeça de alface e 3 kiwis previamente lavados. Misture por alguns instantes. Tome todos os dias em jejum. Este remédio tem efeitos saciantes, o que ajuda com a perda de peso.

Recomendações: Adquira apenas as alfaces crocantes, com uma cor verde viva, que se encontre macia, sem folhas murchas e com o broto apertado. Uma cura de rejuvenescimento para alfaces um pouco murchas: consiste em adicionar várias rodelas de batata crua e o suco de meio limão à água da última lavagem, e deixar a alface de molho nesta durante dez minutos. Se já estiverem secas, é necessário remover as folhas externas e limpá-la, como de costume, colocar em uma tigela com água de limão fria e colocar por 30 minutos na geladeira.

Retire a alface fresca do saco de plástico da compra o quanto antes, envolva-a em papel de jornal umedecido e guarde no compartimento para as verduras da geladeira. Em nenhum caso deve ser conservada embrulhada em plástico.

Lave a alface em água fria antes de usar. Escorra bem para poder alinhá-las melhor. Corte com as mãos, já que se o fizer com uma faca, a alface ficará descolorida nas bordas.

Compre pouca quantidade e utilize o mais rapidamente possível; já que uma alface se conserva entre 4 e 5 dias na geladeira.

Siga um truque simples para preparar sucos com alface. Para colocar a alface no espremedor pegue algumas folhas e dê-lhes uma forma de bola; depois as empurre através do tubo de alimentação.

Precaução: Evite o consumo da alface por parte de pessoas que sofrem de insuficiência renal ou que tomam medicamentos diuréticos.

Como plantar alface



Nenhum comentário:

Postar um comentário