google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: BACUPARI as plantas curam (Rheedia gardneriana)

ANUCIOS

terça-feira, 1 de maio de 2018

BACUPARI as plantas curam (Rheedia gardneriana)


Erva de nome indígena, também é nome de localidades do Brasil, é um bom auxiliar em casos de reumatísmo e constitui pesquisas avançandas no combate a cárie.

Descrição : Planta da família das Clusiaceae, também conhecida como bacopari, mangostão amarelo, bacori; madroño; cozoiba; madrono. Bacupari também é o nome de uma lagoa no estado do Rio Grande do Sul, mais a Rheedia gardneriana, segundo a bibliografia é originária da região amazônica.

Propriedades medicinais: anti-inflamatório, cicatrizante, reconstituinte, tônica.
Indicações: aparelho urinário, artritismo, inflamação, nevralgia, reumatismo, úlcera gástrica.
Pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP de Piracicaba e na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, ligada a Unicamp, comprovam o uso do bacupari na odontologia, incluíndo extratos da casca e das sementes, no combate aos micróbios causadores da cárie dentária.

Constituíntes Químicos: O composto 7-epiclusiona, extraído da planta possui atividade inibitória da glicositransferase, utilizada no combate das bactérias causadoras da cárie.



Sinonímia botânica: Calophyllum madruno Kunth, Garcinia madruno (Kunth) Hammel, Rheedia acuminata (Ruiz & Pav.) Planch. & Triana, Rheedia gardneriana Planch. & Triana, Rheedia kappleri Eyma, Rheedia madruno (Kunth) Planch. & Triana, Rheedia spruceana Engl., Verticillaria acuminata Ruiz & Pav
O fruto do Bacupari pode ser encontrado no Brasil da região Amazônica ao Rio Grande do Sul. Hoje em dia é muito difícil encontrar uma árvore dessa fruta, principalmente em regiões urbanas. O viveiro Manequinho Lopes, do Parque do Ibirapuera em São Paulo, recebeu em julho de 2008 a doação de duas mudas com aproximadamente 1,0m de altura e 2,5 anos. Recentemente foi pesquisado pela especialista Maria das Graças Lins Brandão, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que a fruta tem alto valor de ingredientes anti-oxidantes e anti-cancerígenos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário