google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: Goji - O "super alimento"

ANUCIOS

sábado, 9 de abril de 2022

Goji - O "super alimento"


O que é um Goji Berry?

O goji berry, também chamado de wolfberry, é uma baga laranja-vermelho brilhante que vem de um arbusto que é nativa da China. Na Ásia, bagas de goji têm sido comido por gerações, na esperança de viver mais tempo.
Com o tempo, as pessoas têm usado bagas de goji para tentar tratar muitos problemas comuns de saúde como   diabetes, pressão alta, febre, e problemas relacionadas com a idade.

Quais são os benefícios de bagas de Goji?

Goji berries são ricos em  nutrientes.
Alguns estudos utilizando suco de goji berry encontrado possíveis benefícios que incluíram uma sensação de bem-estar e calma, melhor o desempenho atlético e qualidade do  sono e perda de peso. Mas aqueles eram estudos preliminares que precisam ser repetidos antes de tirar conclusões. Todas as bagas são bons para você. Não está claro se goji berries são melhores do que outros tipos de bagas, ou se goji berry  suplementos  têm os mesmos benefícios de saúde como as bagas reais.
A fruta, sensação da indústria de alimentos saudáveis no Brasil e outros países, é um dos ingredientes mais conhecidos da tradicional medicina chinesa, onde é apreciado por ser a fruta da longevidade, sendo indicada para a visão, para o fígado, para estimular o sistema imunológico, o sistema vaso circulatório, o desempenho sexual, além de inúmeras outras indicações. Goji Berry são as populares bagas de Goji, pequenas frutas vermelhas nativas de regiões da China, do Tibete e da Mongólia, onde são cultivadas e consumidas há alguns milhares de anos. Submetida a inúmeras pesquisas para analisar suas propriedades, os cientistas se surpreenderam ao constatar que a Goji berry é um dos alimentos mais nutritivos que se tem conhecimento em todo o planeta, com um grande número de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e sendo especialmente rica em polissacarídeos Os antioxidantes presentes na fruta têm uma importância fundamental no combate ao envelhecimento da pele, estimulando a renovação das células. As bagas de Goji também são responsáveis pelo emagrecimento de seus usuários, e os resultados podem ser percebidos em poucos meses. A Goji berry é uma fruta seca, vermelha, de aspecto semelhante as uvas passas que conhecemos e de sabor adocicado. Podem ser consumidas naturalmente, puras ou misturadas com iogurte, cereais, etc
Goji é o nome comercial dado ao fruto de duas plantas extremamente relacionadas Lycium barbarum e Lycium chinese que diferem apenas no local de origem. Estas plantas pertencem à família Solonaceae, à qual pertencem outras plantas como a batata, tomate, tabaco e pimenta. Têm origem nos Himalaias e no Sudeste Europeu. 

Estas duas espécies são plantas de folha perene, que atingem cerca de 1,30 metros de altura, sendo que a Lycium barbarum tende a ser um pouco mais alta que a L. chinese.   Estas plantas produzem uma baga de cor brilhante vermelha-alaranjada, com uma forma semelhante à de uma uva passa. Estas bagas são o produto comercializado como bagas de goji.  

O Goji é utilizado há mais de dois mil anos pelos chineses como uma planta curativa. Textos médicos da antiga china descrevem as vantagens para a saúde destas bagas, citando como principais "poderes" a renovação da vitalidade e fortalecimento de órgãos como os olhos, fígado e rins. Consideravam ainda ter um papel importante no equilíbrio do "Yin and Yang". A China continua ainda a ser o grande país produtor e exportador de Goji.

No Ocidente foi já no século XXI que este produto começa a ganhar um enorme destaque, devido ao facto de ter sido considerado um alimento funcional. O seu conteúdo de elevado teor nutricional e as suas propriedades antioxidantes valeram-lhe esta categorização, e ainda que, seja apelidado por muitos de super alimento. 

Nos dias de hoje é utilizado pelos diversos beneficios que traz para a saúde como a redução da glicose e colesterol sanguíneos, efeito anti-envelhecimento, imunomodulador, anti-fadiga e estimulante na fertilidade masculina. 

As bagas são utilizadas na produção de vários produtos de saúde como cápsulas, bebidas ou mesmo sopas super nutritivas. Estas bagas são também já incluídas em diversas receitas culinárias como um elemento enriquecedor. 

Com todas as aplicações associadas ao Goji, começou a crescer na comunidade cientifica a necessidade de testar todos estes supostos benefícios para a saúde. São imensos os estudos já realizados que parecem vir corroborar todos estes pressupostos.

Analisando mais pormenorizadamente a composição química do Goji podemos verificar que contêm complexos proteicos com elevado poder farmacológico, além de possuir muitos outros compostos antioxidantes ( caroteno, riboflavina, ácido ascórbico, tiamina, ácido nicotínico).

De entre as propriedades já testadas podemos destacar:

efeito hipoglicêmico e hipolipídico: Uma população de coelhos com um perfil diabético e com colesterol alto foi sujeito ao tratamento durante 10 dias com água de decoação  de Goji, e ao 11º dia foram sujeito a reavaliação. Os coelhos mostraram uma redução dos níveis de glicose e colesterol sanguíneos e ainda um aumento do HDL (bom colesterol). Neste estudo foi ainda testada a actividade antioxidante mostrando resultados positivos. Com este estudo foi possível concluir que o Goji poderá ser um bom complemento a terapia anti-diabética oral, ajudando ainda (com o seu poder antioxidante) a reduzir o impacto de algumas doenças secundárias que aparecem com associadas a esta doença. 

Imunomodulador: Este efeito encontra-se associado a um complexo polissacarídeo específico existente no Goji (LBP3p). O investigador Lu Gan realizou um estudo feito com o complexo isolado (10 mg/kg) em ratos de laboratório que mostrou a capacidade deste de inibir o crescimento de células tumorais e ainda um reforço positivo do sistema imunitário. 

Efeito anti-idade: Uma das principais propriedades do Goji é o seu efeito contra as toxinas que são produzidas no organismo relacionadas com o envelhecimento. Sabe-se ainda que além desta acção ajuda na melhoria da memória e da actividade motora. Recentemente os investigadores estão a tentar mostrar que este efeito pode ter um efeito nas doenças neurodegenerativas como é o caso do Alzheimer.

Infertilidade masculina:  Um estudo em ratos concluiu que os polissacarídeos existente no Goji protegem o tecido testicular contra a degeneração induzida pela hipertermia e por factores químicos. Os animais viram o peso testicular aumentado e os níveis hormonais igualmente. Ocorreu ainda uma melhoria na actividade sexual e no desempenho copulatório. 

Outros estudos mostram ainda, que tal como se pensava na antiga China, a quantidade de caroteno e de zeaxantina, o consumo de Goji pode ter um efeito benéfico sobre os olhos e problemas de visão. 

Toxicidade:

Não estão descritos efeitos tóxicos das bagas de Goji. No entanto foi descrita, interecção medicamentosa com o medicamento varfarina, não se aconselhando o seu consumo simultâneo.

Não está aconselhado o seu consumo a crianças, grávidas e lactentes pois ainda não foram realizados estudos sobre o consumo de goji neste grupos de indivíduos. 

Como utilizar:

As bagas de Goji podem ser utilizadas das mais diversas formas. Podem ser consumidas secas, vendidas em qualquer grande superfície comercial, individualmente ao longo do dia, misturadas em cereais, ou ainda como elemento enriquecedor em pratos utilizados na nossa culinária. 
Pode ainda ser tomada a água proveniente da sua decoação, ou bebida como chá.
Existem ainda outras soluções já comercializadas em espaços de saúde, farmácias, ervanarias ou hiper-mercados,como são as cápsulas de extracto líquido de goji. Estas devem ser tomadas de acordo com a indicação de cada fabricante. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário