google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: GALERIA DE PLANTAS MEDICINAIS (Letras D e E)

ANUCIOS

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

GALERIA DE PLANTAS MEDICINAIS (Letras D e E)



DENTE-DE-LEÃO – Taraxacum officinale – COMPOSTAS. Alface de cão, salada de toupeira, taraxaco.

IDENTIFICAÇÃO: De 5 a 50cm de altura. Perene, folhas em roseta basilar densa, compridas, diversamente roncinadas; flores de um amarelo intenso, liguladas, formando um grande capítulo num comprido pedúnculo radical, liso, oco; aquênio ovóide, um pouco espinhoso; rizoma espesso, grossa aiz aprumada, castanho-escura e esbranquiçada no corte, látex branco. 

USOS E PROPRIEDADES: Tônico hepático, diurético e depurativo. Em decocção ou infusão serve para hidropisia, afecções do fígado, acidose, icterícia e diabetes. O sumo das folhas ajuda no combate a cálculos renais e do fígado. Como uso externo combate o vitiligo. OBS: Não comer dentes de leão que tenham tratamento de herbicidas.



Dedaleira

Outros nomes vulgares: Abeloura; Abelouro; Beloura; Beloiro; Caçapeiro; Calças-de-cuco; Digital; Erva-dedal; Erva-dedeira; Estalo; Estoura-foles; Folha de raposa; Folha-de-sapo; Luvas-de-Nossa-Senhora; Bocas de lobo.
Digitalis purpurea L. ssp. purpurea
Família: Scrophulariaceae
Sinónimos: Digitalis purpurea L. var. purpúrea; Digitalis purpurea L. var. longibracteata.

Descrição Botânica: Planta bianual ou plurianual, pode atingir até 1,5m de altura. Caule erecto, redondo. As folhas são grandes, alternas, ovadas, rugosas, aveludadas e lanceoladas. No primeiro ano, a planta forma uma roseta basal. As flores são numerosas, grandes, sem aroma, de cor púrpura ou rosada, têm a forma de dedo, com pêlos no seu interior, agrupadas em racimos terminais. O fruto é uma cápsula ovóide. A floração é de Abril a Setembro.
Habitat/local de recolha: Clareiras de matos, relvados húmidos e locais ruderalizados (beira de caminhos).

Partes da planta utilizadas: As folhas.

Curiosidades e usos tradicionais: A Dedaleira é um exemplo tipico de como uma mesma planta pode curar ou matar. O nome Digitalis deriva do latim “digitus”, que significa dedo, devido à forma de dedal que as flores apresentam. A Dedaleira está associada à descoberta feita por um médico rural inglês, que explorou as potenciais aplicações médicas da planta, e foi o seu trabalho que conduziu à produção de um medicamento amplamente utilizado. Desde então, fizeram-se inúmeras investigações, as quais revelam que ainda hoje, os principios activos que ela contém não podem ser substituídos por nenhum produto quimico.

Usos e virtude medicinais: Em uso externo, as folhas desta planta são um excelente cicatrizante de úlceras e chagas cutâneas, incluindo as varicosas.
Prepara-se uma infusão ( 1 a 2 folhas, por litro de água) que se aplica sobre a zona da pele afectada, empapando compressas de algodão. Era esta a principal aplicação da Dedaleira, antes de serem descobertos os seus efeitos sobre o coração. Os glicosidos (digoxina e a digitalina) são os responsáveis pelos efeitos cardiotónicos que esta planta tem sobre o músculo cardíaco. Estes
são, sem dúvida, um excelente remédio, nos casos de insuficiência cardíaca sendo utilizada, apenas, na indústria farmacêutica.

Precauções: Toda a planta é venenosa. É uma planta potencialmente fatal em casos de sobredosagem. Esta planta está sujeita a restrições legais.



ERVA-DE-BICHO – Polygonum hydropiper – POLIGONÁCEAS. Potincoba.

IDENTIFICAÇÃO: De 20 a 80cm de altura. Anual, caule florífero, ereto ou ascendente; folhas alternas, lisas, verdes, por vezes manchadas de cor-de-ferrugem, lanceoladas ou lineares, atenuadas na base; flores branco-esverdeadas ou rosadas, pequenas, em espigas delgadas, axilares, frouxas, inclinadas; fruto escuro, rugoso,ovóide ou trígono, cálice persistente e 1 semente; raiz fibrosa. Sabor apimentado.


USOS E PROPRIEDADES: É hemostática, depurativa, adstringente, diurética, revulsiva e vasoconstritora.





ERVA-DE-SANTA-MARIA – Chenopodium ambrosioides – QUENOPODIÁCEAS. Ambrósia, caacica, cha do méxico, erva das cobras, erva santa, menstruço, Mastruz, uzaidela.

IDENTIFICAÇÃO: De 30 a 60cm de altura. Anual ou perene, caule ereto com estrias verdes, ramificado; folhas obovadas inteiras ou com dentes irregulares e compridos; flores esverdeadas, em panículas; fruto com 1 semente brilhante, castanha. Cheiro aromático e canforado.


USOS E PROPRIEDADES: Cura indigestão, hemorróidas, varizes, facilita a menstruação, a circulação e combate doenças nervosas. Como infusão e tintura, serve para bronquite, tosse, calmante e tuberculose. OBS: Deve ser usada sob orientação especializada.





ERVA-DOCE – Pimpinella anisum – UMBELÍFERAS. Anis, pimpinela.

IDENTIFICAÇÃO: De 30 a 60cm de altura. Anual, caule liso, ramificado e ereto; folhas da base grossas, as superiores, de um verde-brilhante, menores, com pecíolo curto, plumosas; folíolos ovais; flores minúsculas, variando do branco ao amarelo, em cachos terminais tipo umbela; frutos e sementes felpudos, marrons, ovais, alongados e achatados. Sabor doce; odor de alcaçuz.


USOS E PROPRIEDADES: Usada como carminativo, calmante, combate náuseas, insônia, cólicas e vômitos. Aumenta o leite materno.





ESPINHEIRA-SANTA – Maytenus ilicifolia – CELASTRÁCEAS. Cancerosa, cancorosa, congorça, coromilho do campo, espinho de deus, maiteno, pau José, salva vidas, sombra de touro.

IDENTIFICAÇÃO: Árvore de porte arbustivo, que atinge de 2 a 3m de altura. Folhas inteiras, com espinhos nas bordas; flores axilares, amarelo-esverdeadas; fruto (cápsula) vermelho.


USOS E PROPRIEDADES: O chá é usado em casos de úlceras e fermentações anormais do intestino. O sumo é usado para acne, feridas e eczemas. A infusão tem função analgésica, desinfetante e cicatrizante. OBS: Reduz a produção do leite materno.





EUCALIPTO – Eucalyptus globulus – MIRTÁCEAS.

IDENTIFICAÇÃO: Árvore perene atinge 70m de altura ou mais, com um tronco liso e cinza. Folhas alternas, estreitas, oblongas e verde-escuras; flores esbranquiçadas, com um cálice quadrangular encimado por um opérculo coriáceo; cápsulas duras, angulosas, com 4 lóculos contendo sementes escuras. Cheiro ativo; sabor amargo.


USOS E PROPRIEDADES: Propriedades anti-sépticas e germicidas contra bronquites, dores musculares, reumatismo, tosse e asma (óleo).











Nenhum comentário:

Postar um comentário