google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: ABETO BRANCO (Abies Alba)

ANUCIOS

terça-feira, 25 de julho de 2017

ABETO BRANCO (Abies Alba)



O abeto-prateado ou abeto-branco é uma árvore da família Pinaceae. Nativo das regiões montanhosas da Europa, de porte piramidal, tamanho médio ou elevado, entre 20 e 50 metros, pode alcançar até 60 metros de altura.
Nome científico: Abies alba
Classificação: Espécie
Classificação superior: Abeto
Estado de Conservação: Pouco preocupante

O abeto-prateado ou abeto-branco (Abies alba) é uma árvore da família Pinaceae. Nativo das regiões montanhosas da Europa, de porte piramidal, tamanho médio ou elevado, entre 20 e 50 metros, pode alcançar até 60 metros de altura. O seu tronco é colunar, desprovido de ramos na parte inferior, de até 6 metros de diâmetro.

Abeto é o nome popular das diversas espécies do gênero Abies. São árvores coníferas da família Pinaceae, nativas de florestas temperadas da Europa, Ásia e América do Norte

Descrição :

Árvore que atinge de 20 à 60 metros de altura de porte piramidal, tem a casca lisa, acinzentada e curiosamente produz flores "masculinas" e "femininas". também produz pinhas que ao amadurecer liberam pinhões e escamas.

Parte usada : Agulhas, resina fresca (terebintina) e gomos.

Origem : Montanhas Europeias, Europa Central, Meridional e nos Pirinéus, na região do Canadá (América do Norte) existem algumas espécies similares e com as mesmas propriedades.

Indicações : Revulsiva, balsâmicas, expectorantes, analgésica e antissépticas, especialmente das vias respiratórias.

Dosagem : Inalação ou ingestão de doses excessivas de terebintina produzida pelo abeto pode produzir irritação do sistema nervoso, sobretudo em crianças.

Propriedades : antisséptico, expectorante, diurético, balsâmico

Princípios Ativos : Óleo essencial (linoneno, alfa-pineno), glicosídeos, essência de terebintina, pró-vitamina A e tanino.

Modo de Usar :

Uso Interno:

3 colheres de gomos para um litro de água à ferver, deixe repousar por 10 min. e tome 1 chávena 3 vezes ao dia.

Essência de terebentina, tomam-se entre 3 a 5 gotas também 3 vezes ao dia, não exceder esta dosagem.

Uso externo:

Juntam-se algumas gotas na água do banho de imersão e isso alivia dores reumáticas.

Os banhos de vapor através de inalações são indicados para asma.


Toxicologia : Não indicado para quem faz regime de emagrecimento ou manutenção de peso, por ser muito calórico e gorduroso.

Efeitos secundários : Não se deve utilizar doses excessivas de essência de terebintina em uso interno nem em uso externo, porque pode produzir irritação do sistema nervoso central

PLANTA MEDICINAL ABETO-BRANCO



Abiex alba Mili. Abeto-pectinado
Abictácens

O abeto-branco já povoava a terra há 55 milhões de anos, e, ultrapassando os formidáveis movimentos geológicos da era quaternária, de descendência em descendência chegou até aos nossos dias. Planta longeva que pode atingir os 800 anos, é uma magnífica conífera. Pelo seu porte majestoso, o abeto-branco é sem exagero o rei das florestas, perfeitamente piramidal, com enormes ramos opostos regularmente abertos, estreitando-se para o vértice. Estes grandes abetos formam frequentemente nas vertentes sombrias dos maciços montanhosos cerradas florestas com sombras rectilíneas que se estendem pelas encostas sem contudo atingir as planícies. Outrora, os médicos utilizavam a terebintina com cheiro a limão extraída da sua resina, mas actualmente esta substância foi posta de parte, sendo substituída pela do pinheiro. Os fitoterapeutas mantiveram-se fiéis não só à resina recente do abeto, mas também às agulhas e aos gomos ainda fechados. Estes últimos, muito pequenos e tão activos como os do pinheiro, são bastante difíceis de secar e conservar, se bem que as suas importantes propriedades justifiquem as precauções necessárias e uma atenta vigilância durante a colheita. Têm cheiro levemente limonado e sabor ligeiramente acre.

Habitat da planta medicinal Abeto-Branco: Europa Central e Meridional, montanhas; de 400 a 2000 m.

Identificação: alé 50 m de altura. Árvore; tronco erecto, casca lisa, esbranquiçada, seguidamente escurecida, ramos escalonados em plano horizontal, concentrando-se no vértice com o decorrer dos anos; gomos resinosos, agulhas simples, achatadas, dispostas em duas tilas, verde-escuras, lustrosas na página superior, persistindo entre 8 e 11 anos; flores (Abril-Maio), monoicas, amentilhos masculinos fixados na face interior dos ramos, amentilhos femininos primeiramente vermelhos e depois verdes e castanhos, formando em seguida lon-gas pinhas erectas (16 cm), com brácteas acuminadas que caem com as sementes. Partes utilizadas: agulhas, resina fresca, gomos (Primavera); secagem em camadas finas.

Componentes da planta medicinal Abeto-branco
: óleo essencial, terebintina, provitamina A

Propriedades da planta medicinal Abeto-branco
: antiescorbútico, antiespasmódico, anti-séptico, diurético, expectorante, revulsivo, sudorífico

A planta medicinal Abeto-branco
é Usada para tratamento de : bronquite, cistite, enfisema, frieira, leucorreia, menstruação, pé, sudação, úlcera cutânea, varizes.

Propriedades e benefícios desta planta


Saiba como usar os benefícios do abeto branco para revigorar a saúde

O abeto branco é uma planta com diversas propriedades que auxiliam o corpo a prevenir e tratar algumas doenças. Entre as funções da erva estão sua ação contra-irritante, expectorante (principalmente das vias respiratórias), antiescorbútico, balsâmica, analgésica, anti-espasmódico antisséptica, diurética e sudorífico.

Essas propriedades dão ao abeto branco a capacidade de atuar contra o escorbuto, enfisema, bronquite, asma, leucorreia e sudação. Além disso, é um remédio natural muito indicado para o tratamento de cistite, menstruação, frieiras, úlcera cutânea, varizes, reumatismo e outros tantos problemas que afetam a saúde do pé e das unhas dessa parte do corpo.

Como usar o abeto branco?

Esse remédio natural pode ser usado tanto de forma interna como externa. O chá feito com essa planta serve de chá, para banhos e inalações. Além disso, o óleo de terebintina, extraído da planta, também pode ser ingerido.

O chá é feito através de três colheres de gomos e um litro de água. Os ingredientes são levados ao fogo até que alcancem a fervura. Em seguida, é deixado o líquido repousando por 10 minutos. A dosagem ideal é de três chávenas durante o dia. Já com a essência do óleo é ainda mais fácil, é só ingerir de três a cinco gotas da substância por dia.

Se o propósito é aliviar as dores reumáticas, o óleo também pode ser adicionado aos banhos. Além disso, quem deseja controlar a asma também pode fazer inalações dessa substância. Em ambas as situações basta pingar algumas gotas do óleo em água quente ou morna e aproveitar os benefícios que surgiram com alguns dias.

Contraindicações

O uso do abeto branco tanto de forma inalada, quanto por digestão, deve ser moderado e controlado, isso porque doses excessivas dessa substância podem provocar irritação do sistema nervoso central, principalmente em crianças. Também não deve ser ingerido para quem deseja perder peso, tendo em vista que essa planta é muito gordurosa e calórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário