google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: Abacate (Persea gratissima)

ANUCIOS

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Abacate (Persea gratissima)

Abacate

Persea gratissima

Muito conhecido pelo seu fruto saboroso, nutritivo e usado em formulações cosméticas, trata-se de uma árvore frondosa que possui muitas propriedades medicinais, principalmente no tratamento de pele.
Descrição : Planta da família das Laureáceas, também conhecida como abacado e pera de advogado, o nome do gênero persea deriva do herói e semideus grego Perseu. (Santtorus, 160)
Trata-se de árvore grande, de até 20 metros de altura, muito elegante, de caule pouco reto, tendo a extremidade superior dos ramos e os brotos amarelo-tomerosos ou quase glabos, suas folhas são pecioladas, alternas, muito polimorfas, acuminadas, agudas ou agudo arredondadas na base, penivervadasa, mais ou menos reticuladas; duas flores são pálidas ou branco esverdeadas, muito pequenas, com periano quase sempre persistentes, dispostas em corimbos cotonosos; o fruto é uma baga ovoide ou piriforme, de tamanho variável, medindo até 20 centímetros de comprimento, contendo polpa verde, finíssima, comestível, envolvendo a semente, que é grande e globulosa, de cotilédones canosos e hemisféricos.
Utilização: Toda a planta.
Habitat: Nativas da América Tropical, México e América Central inúmeras variedades são cultivadas pelo mundo inteiro, Desenvolve-se em todo Brasil.
Origem: Sua origem é controvertida, muitos acreditam que tenha vindo da Pérsia, outros que seja originária das Antilhas e até mesmo do México. (Gonçalves, 155)
Plantio
Multiplicação: Reproduz-se por semente (ou mudas);
Cultivo: Plantio das sementes ou mudas o ano todo.
Não tem preferência por solos, desde que seja corrigido o PH.
Não se adapta em solos úmidos nem rasos.
Possui diversos cultivares que se adaptam em diversos climas.
Necessita de pelo menos 2 plantas para efetuar a reprodução das flores.
Colheita: Colhem-se os frutos quando maduros e as folhas mais verdes o ano todo.
Benefícios do abacate para a sua saúde:
Das folhas extrai-se remédio para reumatismo, rins, bexiga, também serve para a limpeza do fígado, que pode estar saturado de gordura e toxicinas, devido a insuficiência hepática e retenção da bile.
A polpa do abacate pode ser usada como uma manteiga vegetal e no preparo de vários pratos, bem como uma máscara facial, amaciante para mãos e pele em geral e pomada cicatrizante de feridas.
A fruta também é apontada como emenagoga.
É um bom digestivo, o chá de suas folhas secas deve ser tomado depois das refeições, sem açúcar.
A hidratação com o creme de abacate para o cabelo é um estimulante para o crescimento capilar.
Propriedades : É excitante vesicular, balsâmico, carminativo, estomáquico, vulnerário, afrodisíaco, diurético, emenagogo e anti-sifílico.
Princípios Ativos:
Sacarina gordurosa e cerácea, resina cristalizada, substância albuminoide, e da perseita cristalizada é extraído um açúcar especial, carboidratos, substâncias amargas, perseitol, óleos essenciais, óleo fixo, mucilagens, taninos , pigmentos, carotenóides (amarelos) e clorofila (verdes);
O extraído óleo da polpa possui glicerídeos de ácido oleico (ácido graxo monoinsaturado) 61% a 95%; 10% de compostos insaponificáveis, esteróis e ácidos voláteis, vitamina D (excede a quantidade da manteiga ou ovos).
As sementes do abacate possuem ácidos graxos, álcoois, compostos insaturados excepcionalmente amargos.
As folhas do abacate possuem 3% de óleo essencial de estragol e anetol.
Efeitos colaterais:
Reação alérgica ao abacate - isoladas à boca ou à garganta (síndrome da alergia oral: coceira na boca, garganta e língua inchada), mais raramente acompanhadas de outros sintomas como dificuldade de respirar, constrição torácica, cólica abdominal e diarreia.
Sensibilidade alérgica cruzada existe entre o abacate e melão (tipo Cantaloupe), pêssego, banana, castanhas, tomate, batata e kiwi.
Sensibilidade cruzada também foi observada em pacientes com alergia ao látex da borracha natural e abacates.
Este tipo de sensibilidade cruzada também é chamada de síndrome látex fruta ou alergia látex fruta.
O mecanismo inflamatório mediado pelo IgE mostrou-se similar em produzir reações alérgicas ao látex, banana e abacate.
Modo de usar :
Antidiarréico, após cada evacuação : 4g de folhas frescas (1 colher de sopa para cada 1/2 xícara de água) em infuso para uso interno.
Como diurético : A dosagem é 2 vezes ao dia, sendo que, a última, deve ser tomada antes das 17:00 horas. A dose não deve ser excedida sob pena de queda acentuada da pressão arterial.
Articulações com osteoartrite : 30g de folhas frescas + 60g de sementes raladas na hora para 11 de álcool de cereais a 63° e após filtragem, acrescenta-se 4 pedras de cânfora. Essa tintura pode ser aplicada diretamente sobre partes doloridas.
Ativar as funções hepáticas e biliares : O infuso para é feito com folhas novas e tomado em jejum e 30 minutos antes do almoço.
Desintoxicação do fígado : faça um chá das folhas secas e tome-o em goles, de hora em hora, durante todo o dia, repetindo por 15 dias.

Farmacológia
Um número limitado de estudos indica que o abacate reduz o colesterol e melhora o quadro lipídico.
O abacate também aparenta reduzir os sintomas da osteoartrite.
Derivados da semente supostamente possuem atividade anti-tumorigenica em roedores.
Os abacates são frequentemente incluídos em dietas saudáveis e evidência de pesquisas sugere que o abacate é muito eficaz na modificação do perfil lipídico.
O óleo do abacate foi usado extensivamente por sua suposta habilidade de acalmar e cicatrizar a pele.
Este uso é baseado no índice elevado de hidrocarbonetos na polpa e no óleo, que é provavelmente benéfico à pele seca.
Um flavonol condensado isolado da semente foi relatado de ter atividade anti-tumorigênica em ratos e ratos de laboratório.
Diversos compostos insaturados alifáticos e oxigenados encontrados na polpa e na semente do abacate mostraram, in vitro, uma atividade forte contra bactérias grampositiva, incluindo Staphytococcus aureus.
Em ratos, o abacate mostrou ter um efeito protetor na mucosa gástrica e também mostrou supressão experimental de danos hepáticos.
O mecanismo exato destas medidas protetoras está sendo investigado para uma potencial aplicação humana.
Interação medicamentosa:
Uma diminuição no efeito do anticoagulante da warfarina foi relatada em 2 pacientes após ingestão de abacate.
Os pacientes experimentaram uma queda no seu INR durante o consumo de abacate (100 e 200 g diariamente).
Quando o abacate foi eliminado da dieta a anticoagulação adequada foi restaurada.
Um paciente comeu abacate outra vez e experimentou uma nova diminuição no INR, que novamente aumentou quando o abacate foi eliminado da 


Nenhum comentário:

Postar um comentário