google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: MÉTODOS E PRÁTICAS NA AGRICULTURA ORGÂNICA

ANUCIOS

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

MÉTODOS E PRÁTICAS NA AGRICULTURA ORGÂNICA



MÉTODOS E PRÁTICAS NA AGRICULTURA ORGÂNICA

MANEJO AGROECOLÓGICO DO SOLO


Consiste na realização do manejo e preparo dos solos preservando o máximo possível a sua estrutura, por meio de técnicas de cultivo mínimo e plantio direto na palha. No plantio direto, não se prepara o solo com arações e gradagens antes da plantação, mas se utiliza de equipamentos e implementos de manejo de plantas de cobertura de solo, como roçadeiras, rolos-faca, trituradores, entre outros. Assim, uma camada de palha sobre o terreno, além de protegê-lo contra o impacto direto das chuvas intensas, que podem provocar erosões severas, dificulta o nascimento da vegetação espontânea, devido à redução da iluminação e ainda contribui para reduzir o aquecimento excessivo do solo e a emissão de CO2, gás causador do efeito estufa.

ADUBAÇÃO ORGÂNICA

Sistemas orgânicos utilizam adubos na forma de estercos de animais, compostos orgânicos ou outras fontes recomendadas pelas normas técnicas de produção. A produção de composto orgânico na propriedade é uma excelente estratégia para obter um adubo orgânico de alta qualidade e baixo custo. O método de produção desse insumo adotado na Unidade de Referência em Agroecologia (URA) do Incaper é o sistema ‘Indore’, em pilhas de resíduos, em camadas alternadas, com reviramentos periódicos. O composto é aplicado a lanço ou localizado em sulcos ou covas das diversas culturas orgânicas estudadas. A Figura1 mostra o pátio de compostagem da URA e a aplicação localizada em covas, em área preparada para plantio de tomate orgânico.


ADUBAÇÃO VERDE

Uma das técnicas essenciais na agricultura orgânica e muito utilizada na URA é o emprego de plantas melhoradoras de solo, como as leguminosas para a fixação biológica de nitrogênio e as gramíneas para fixação de carbono e melhoria da estrutura física do solo. Essas espécies de plantas para adubação verde podem ser utilizadas em cultivos solteiros, consorciados ou por meio de árvores adubadeiras (Figura 2). A técnica da adubação verde consiste no cultivo de plantas enriquecedoras do sistema de produção, que conferem aumento de produtividade de até 50% e melhoria significativa no padrão comercial do produto orgânico.


COBERTURA MORTA E PROTEÇÃO DO SOLO

O emprego de resíduos vegetais sobre a superfície do solo proporciona sua proteção contra insolação excessiva e erosão, retenção de umidade, economia de água, ativação biológica do solo e favorecimento do desenvolvimento das plantas.
Essas múltiplas funções da cobertura morta desempenham papel fundamental para a saúde do sistema, especialmente daqueles que manejam intensivamente o solo, com culturas de ciclo curto, como na olericultura orgânica.

MANEJO DE ERVAS ESPONTÂNEAS

O manejo das ervas de forma associada aos cultivos comerciais na agricultura orgânica é fundamental para a preservação de habitat, que podem constituir locais para refúgio de predadores e, consequentemente, influenciar o equilíbrio ecológico. Essa prática também auxilia na proteção do solo e na ciclagem de nutrientes. O manejo deve ser realizado por meio de corredores de refúgio e capina em faixa, de modo a evitar a concorrência das ervas espontâneas com a cultura de interesse comercial e mantê-las parcialmente no sistema. Esses pequenos habitat servem para abrigar predadores de pragas agrícolas, como vespas, aranhas, sapos, rãs e outros insetos e animais que são fundamentais para a manutenção da cadeia alimentar do ecossistema local.

ADUBAÇÕES SUPLEMENTARES COM BIOFERTILIZANTES LÍQUIDOS

O emprego de biofertilizantes pode ser feito via solo ou via foliar utilizando-se preferencialmente soluções preparadas com recursos locais. O uso de biofertilizantes enriquecidos com minerais e de biofertilizantes preparados apenas com esterco bovino fresco e água são opções bastante eficientes. Além deles, biofertilizantes líquidos enriquecidos com vegetais e cinzas, e chorumes preparados à base de composto orgânico também são bastante utilizados.

ADUBAÇÕES AUXILIARES COM FERTILIZANTES MINERAIS DE BAIXA SOLUBILIDADE

O uso de minerais de baixa solubilidade, que não alteram o equilíbrio do sistema solo/planta, é uma prática importante nos sistemas orgânicos. Utilizamse pós de rochas de várias fontes, a exemplo dos fosfatos naturais empregados para a correção de deficiências em fósforo nos sistemas produtivos. A utilização de pós de rochas também tem sido muito útil para a remineralização de solos muito intemperizados repondo microelementos importantes para a nutrição e para o equilíbrio fitossanitário das plantações orgânicas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário