google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: GALERIA DE PLANTAS MEDICINAIS (Letras L e M)

ANUCIOS

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

GALERIA DE PLANTAS MEDICINAIS (Letras L e M)



MULUNGU – Erythrina verna – LEGUMINOSAS. Amansa senhor, bico de papagaio, canivete, corticeira, muchocho, murungu, pau imortal, sapatinho de judeu, suinã. 

IDENTIFICAÇÃO: Árvore que atinge e 10 a 20m de altura, com tronco de 50 a 70cm de diâmetro. Folhas pecioladas, compostas, trifolioladas; folíolos de 8 a 10cm de comprimento. Flores vermelhas. Fruto tipo legume, com várias sementes, maduro na primavera.

USOS E PROPRIEDADES: Anticonvulsivante, poderoso calmante, analgésico e muito usado em manipulação, contra pressão alta.




LÁGRIMA-DE-NOSSA-SENHORA – Coix lacryma-jobi – GRAMÍNEAS. Biurá , capim rosário.

IDENTIFICAÇÃO: Planta de colmo compacto, forte e ereto, com internódios lisos. Folhas lanceoladas, acuminadas no ápice e estreitando em direção à base. Inflorescência terminal ou axilar; frutos pequenos, globosos, glabros e duros.

USOS E PROPRIEDADES: As sementes trituradas são usadas como diurético e como anti-séptico de vias respiratórias e urinárias. Com fricções ou decocções, são utilizadas em banhos contra reumatismo.



LICOPODIO – Lycopodium clavatum – LICOPODIÁCEAS. Pé de lobo, pinheirinho de sala.

IDENTIFICAÇÃO: Pode atingir 1m de comprimento. Perene, caule ramoso, rastejante, com ramos ascendentes; folhas assoveladas, pequenas, imbricadas, terminando por um comprido pêlo hialino; ramos férteis, folhosos, eretos; raiz vigorosa, bifurcada.

USOS E PROPRIEDADES: O pó de seus esporos atua como emoliente e pode ser aplicado sobre eritemas (tipo de inflamação da pele).



LOSNA – Artemísia absinthium – COMPOSTAS. Alvina, erva dos vermes, artemísia, erva s anta.

IDENTIFICAÇÃO: Erva perene, de 40cm a 1m de altura, caule pubescente, ereto e canelado; folhas sedosas, pecioladas, fendidas em seguimentos obtusos, flores amarelas, tubulosas; aquênio liso. Cheiro aromático; amargo.

USOS E PROPRIEDADES: Digestiva, emenagogo, estimulante, tônico, vermífugo e excelente anti-séptico de uso externo.

OBS: Torna amargo o leite das mulheres que amamentam. O uso prolongado pode causar intoxicação.



LOUREIRO – Laurus nobilis – LAURÁCEAS. Louro.

IDENTIFICAÇÃO: De 2 a 10m de altura. Caule glabro, de casca lisa e preta; folhas brilhantes, coriáceas, onduladas nos bordos, alternas; folhas branco-amareladas, pequenas, pedunculadas; baga negra do tamanho de uma cereja contendo 1 semente. Cheiro aromático (flores); sabor aromático (folhas), acre, picante (fruto).

USOS E PROPRIEDADES: O fruto e a infusão das folhas tem efeitos anti-sépticos, estimulantes, sedativos e sudoríficos.



MACELA – Achyrocline satureoides – COMPOSTAS. Alecrim de parede, chá de lagoa, marcela.

IDENTIFICAÇÃO: Erva anual, atinge até 1,5m de altura com açule menbranáceo. Folhas alternas, inteiras, sésseis, finas; flores amarelo-douradas, dispostas em capítulos; fruto do ti po aquênio, glabro, pardo.

USOS E PROPRIEDADES: Em chá é indicada para problemas digestivos, azia e cólicas. As flores em infusão servem para diarréias, perturbações gástricas e calmante. É ainda antiviral, relaxante muscular, analgésica, antibacteriana e antiespasmódica. O banho com a planta pode retirar manchas da pele.



MALVA – Malva sylvestris – MALVÁCEAS. Malva de botica, malva grande, malva silvestre.

IDENTIFICAÇÃO: De 20 a 70cm de altura. Bienal,caule parcialmente ereto, pubescente; folhas com pecíolos, serradas, com pêlos ásperos. Flores de cor malva com nervuras mais escuras, grandes; fruto aquênio reniforme. Sabor quase nulo.

USOS E PROPRIEDADES: A infusão das folhas, flores e raiz é usada em furúnculos e abscessos. A cataplasma das folhas é usada contra artrite, gota, úlceras, feridas e picadas de insetos. Também atua como calmante, laxativo e favorece a cicatrização e processos gastrointestinais.



MAMÃO – Carica papaya – CARIÁCEAS. Papaeira, papaia, pinoguaçu.

IDENTIFICAÇÃO: De 6 a 8m de altura. Perene, árvore de tronco reto. Folhas lobadas, palmadas; flores masculinas amarelo-claras, as femininas, maiores, em árvores separadas; fruto do tamanho de um melão, com numerosas sementes pequenas, pretas, no centro.

USOS E PROPRIEDADES: Trata difteria, queimaduras e vermes intestinais. A papaína é adicionada a cremes contra picadas e coceiras e tem efeito anticoagulante.



MAMONEIRA – Ricinus communis – EUFORBIÁCEAS. Bafureira, baga, carrapateira, caturra, rícino.

IDENTIFICAÇÃO: Mais de 4m de altura. Arbusto anual, crescimento desordenado; caule ereto; grandes folhas palmatilobadas; flores unissexuadas, pequenas, pálidas, em cacho terminais grandes; fruto (mamona) em forma de cápsula trilobada, espinhosa, com até 3 sementes com manhas, achatadas, lisas.

USOS E PROPRIEDADES: Seu óleo é ingerido como um laxante ou purgante e também em colírios e em ungüentos com propriedades calmantes.

OBS: As sementes contem ricina extremamente tóxica e não devem ser engolidas, podendo ser até fatais.



MARACUJÁ – Passiflora incarnata – PASSIFLORÁCEAS. Flor da paixão, passiflora.

IDENTIFICAÇÃO: Até 9m de comprimento. Perene, trepadeira lenhosa, de caule rastejante; folhas divididas em 3 lobos afilados; flores de coloração variando do branco ao lilás pálido, axilares,; fruto (baga) oval, amarelo, de casca fina resistente, contendo inúmeras sementes escuras. Sabor doce-acidulado (fruto maduro). 

USOS E PROPRIEDADES: Sedativa, analgésica, e utilizada para dores de cabeça, ansiedade, perturbações nervosas e dismenorréia (menstruação dolorosa). 

OBS: Contra indicado em pressão baixa.



MELÃO-DE-SÃO-CAETANO – Mamordica charantia – CUCURBITÁCEAS. Erva de lavadeira, fruta de cobra, fruta de negro, melão de são Vicente, melãozinho, momordica, pepino amargo.

IDENTIFICAÇÃO: Anual, herbácea, trepadeira, com açule estriado, ramificado. Folhas alternas, simples, longo-pecioladas, membranáceas, margens sinuosas e irregulares; flores unissexuais, axilares, solitárias; fruto capsular, carnoso, amarelo-ouro ou amarelo-rubro, oblongo, com espinhos.

USOS E PROPRIEDADES: A planta é empregada em afecções hepáticas, torções, traumas, afecções da pele e diabetes. É emenagoga, anti-reumática, antiinflamatória e analgésica. 

OBS: Seu fruto é contra indicado para gestante. Contem substancias tóxicas.



MELISSA – Melissa officinalis – LABÍADAS. Erva cidreira, erva cidreira verdadeira.

IDENTIFICAÇÃO: De 20 a 80cm de altura. Perene, caules em tufos, ramificados, eretos; folhas grande, ovais, pecioladas, com nervuras salientes; flores amareladas, tornando-se brancas ou rosadas; tetraquênio. Cheiro agradável, limonado; sabor ligeiramente amargo.

USOS E PROPRIEDADES: Sua infusão é antiespasmódica, eupéptica, carminativa, colerética, antiácida e tônica.



MENTRASTO – Ageratum conyzoides – COMPOSTAS. Cacália mentrasto, catinga de bode, erva de são joão, maria preta.

IDENTIFICAÇÃO: Erva anual, pilosa,atinge até 1m de altura. Folhas opostas, com pecíolos longos, ásperas, ovais. Flores de coloração azulada ou lilás; fruto (aquênio) preto, anguloso e com cílios nos ângulos.

USOS E PROPRIEDADES: Tem ação antiinflamatória e analgésica. Controla a artrite.

OBS: Existe a possibilidade de toxicidade, por isso não manter uso contínuo.



MIL FOLHAS – Achillea millefolium – COMPOSTAS. Aquiléia, erva de carpinteiro, milefólio, mil em rama.

IDENTIFICAÇÃO: De 30 a 70cm de altura. Perene, caule ereto, tenras, com segmentos divididos; flores brancas ou cor-de-rosa, em corimbos densos; aquênio esbranquiçado. Sabor adstringente e amargo.

USOS E PROPRIEDADES: Seu chá é bom para baixar a febre, aliviar dores, reumatismo, varizes, insônia, pressão alta, má circulação, males do estomago e do fígado. Como emulsão serve para ser aplicado sobre ferimentos e úlceras cutâneas. 

OBS: Evitar a ação do sol nas zonas da pele que estiverem em contato recente com o sumo da planta fresco (emulsão).



MILHO – Zea mays – GRAMÍNEAS. Barba de milho, cabelo de milho, milho grosso, milho mães.

IDENTIFICAÇÃO: Anual, gramínea que atinge de 3 a 6m de altura; caule sólido reto. Folhas alternas a partir do internódio, longas, lanceoladas. Flores em pendão terminal ao longo da planta ou axilares, reunidas em espigas em torno do sabugo, dando origem aos frutos-sementes. Raízes muito ramificadas.

USOS E PROPRIEDADES: O açúcar do milho tem função analgésica, além disso é diurético (infusão ou maceração dos estiletes e estigmas, o “cabelo de milho”).



MORANGO – Fragaria vesca – ROSÁCEAS. Fragária, morangueiro.

IDENTIFICAÇÃO: De 5 a 25cm de altura. Perene, caule curto e viloso; folhas brilhantes na face superior, mais claras na inferior, serradas e pecioladas; flores brancas; receptáculo carnoso vermelho, em cuja superfície os frutículos com uma semente estão inseridos; rizoma castanho, estolhoso. Cheiro agradável e suave; sabor adstringente.

USOS E PROPRIEDADES: Muito popular por suas virtudes diuréticas, adstringentes, calmante, tônico e depurativo. Seu chá é um eficiente estimulante do apetite. 

OBS: Deixar de consumir morangos logo que surjam sintomas de intolerância.



MURTA – Myrtus communis – MIRTÁCEAS. Mirto, murta cheirosa, murta das noivas.

IDENTIFICAÇÃO: De 2 a 3m de altura. Arbusto; caule muito ramificado; folhas persistentes, coriáceas, brilhantes, lanceoladas, subsésseis; flores brancas, pedunculadas, solitárias na axila das folhas; baga negra. Cheiro aromático, apimentado (flores); sabor desagradável e resinoso (bagas).

USOS E PROPRIEDADES: Suas folhas, frutos e flores são ricos em tanino e vitamina C. Atua como anti-séptico, e em afecções do aparelho respiratório.












Nenhum comentário:

Postar um comentário