HAMAMÉLIS – Hamamelis virginiana – HAMAMELIDÁCEAS. Amieiro moscado, aveleira de feiticeira, hamamele.
IDENTIFICAÇÃO: Arbusto decíduo ou pequena árvore, podendo chegar a 5m de altura. Folhas ovais, assimétricas na base e recortadas; flores aromáticas, com pétalas amarelas; as sementes d e um preto brilhante, ficam contidas em cápsulas marrons.
USOS E PROPRIEDADES: Tem ação adstringente e vasoconstritora, diminui as secreções e ativa a circulação. Evita queda de cabelo.
OBS: Ação fortemente adstringente, por isso, deve ser usada com cuidado.
HIBISCO – Hibiscus rosa-sinensis – MALVÁCEAS. Brincos, graxa de estudante, mimo de Vênus, papoula, rosa da china.
IDENTIFICAÇÃO: De 1 a 4 m de altura. Perene, arbusto ou pequena árvore. Folhas polidas, pontudas, ovais, com 2 a 4 cm de comprimento; flores com 5 pétalas, em geral vermelhas, com laivos purpúreos.
USOS E PROPRIEDADES: Efeito laxante, melhora a digestão, aumenta a diurese e acalma os nervos. É estimulante e adstringente.
HISSOPO – Hyssopus oficinallis – LABIADAS.
IDENTIFICAÇÃO: De 20 a 30cm de altura. Perene, caule ascendente e ramificado; folhas pequenas, inteiras e com nervuras salientes; flores azuis ou cor-de-violeta-escura, em espiga unilateral folhosa.
USOS E PROPRIEDADES: Bom no tratamento de problemas digestivos, funciona como aperitivo e estomáquico. É também antiespasmódico, carminativo, depurativo, estimulante, antiinflamatório e cicatrizante.
OBS: As pessoas nervosas devem tomá-lo com precaução.
HORTELÃ PIMENTA – Mentha piperita – LABIADAS. Hortelã, hortelã das cozinhas.
IDENTIFICAÇÃO: Mais de 80cm de altura. Perene, resistente; talos rasteiros; folhas de oblongas a ovais; flores pequenas, de coloração variando de lilás a rósea, em densos espigões terminais. Odor característico.
USOS E PROPRIEDADES: O mentol da hortelã é usado para aliviar doenças das vias respiratórias e os efeitos dos gases estomacais. Tem efeito carminativo.
IPÊ – Tabebuia – BIGNONIÁCEAS. Ipê amarelo, ipê roxo, pau d‟arco.
IDENTIFICAÇÃO: Árvore grande, de tamanho variado. Casca áspera, pardacenta e fibrosa. As folhas são divididas em folíolos digitiformes; flores com cálice piloso e corola, cuja coloração varia de acordo com a espécie; frutos de cápsula alongada.
USOS E PROPRIEDADES: Usa-se a madeira e a casca, em decocção, no tratamento do impetigo e do câncer, devidos às propriedades anti-sépticas e antitumorais. Analgésico, antibiótico e anticoagulante.
OBS: Tóxico em doses elevadas.
JAMELÃO – Syzygium jambolanum – MIRTÁCEAS. Jambolão.
IDENTIFICAÇÃO: Árvore grande com folhas opostas, glabras; frutos-baga uniloculares redondos, de coloração roxo-escura.
USOS E PROPRIEDADES: Adstringente e poderoso hipoglicemiante indicado em diabetes. As raízes tem emprego como digestivo e carminativo.
OBS: Em grande s quantidades os frutos podem causar disenteria.
JARRINHA DA EUROPA – Aristolochia clematitis – ARISTOLOQUIÁCEAS. Papo de peru.
IDENTIFICAÇÃO: De 20 a 80cm de altura. Perene, caule ereto, simples; folhas grandes, com pecíolos compridos, com os bordos denticulados; flores amarelas, tubulosas, inchadas na base e linguiformes no cimo; cápsula pendente e carnuda; rizoma rastejante, profundo e frágil. Cheiro desagradável e sabor acre.
USOS E PROPRIEDADES: É adstringente, emenagogo e cicatrizante, sendo empregado no tratamento de problemas nas articulações.
OBS: Suas raízes devem ser utilizadas secas, pois é tóxica no estado fresco.
JATOBÁ – Hymenaea courbaril – LEGUMINOSAS. Abati timbai, jassaí, jataí, jataíba, pão de ló de mico.
IDENTIFICAÇÃO: Árvore de até 50m de altura, com 2m de diâmetro, esgalhada. Folhas pecioladas, com dois folíolos; flores esbranquiçadas, grandes, em pequenas cimeiras terminais. Fruto vagem oblonga, com 3 a 6 sementes.
USOS E PROPRIEDADES: Fortificante do pulmão, utilizado em afecções das vias urinarias e do aparelho digestivo. Cura cistite (não infecciosa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário