google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: GALERIA DE PLANTAS MEDICINAIS (Letras F e G)

ANUCIOS

sábado, 17 de outubro de 2015

GALERIA DE PLANTAS MEDICINAIS (Letras F e G)



FALSO-BOLDO – Plectranthus barbatus – LABÍADAS. Boldo nacional, malva santa, sete dores.

IDENTIFICAÇÃO: Herbácea quando jovem, lenhosa na fase adulta, atinge altura de até 1,5m. Ramos quadrangulares. Folhas com margens serrilhadas, grossas e pilosas em ambas as faces. Flores de coloração que varia do azul ao violáceo, reunidas em inflorescências. Propaga-se por estaquia.

USOS E PROPRIEDADES: A infusão das folhas é usada para gastrites, dispepsias e azia. Reduz a acidez gástrica e úlceras gástricas e duodenais.
OBS: Doses muito grandes podem causar irritação gástrica.



FUNCHO – Foeniculum vulgare – UMBELÍFERAS. Erva doce. 

IDENTIFICAÇÃO: De 80cm a 2 m de altura. Perene, caule ramoso, verde com estrias azuis, brilhante, compacto; folhas verde-azulado-escuras, brilhantes, com bainha muito comprida e limbo curto. Flores amarelas, pequenas, em grandes umbelas terminais; fruto cinzento-escuro, fusiforme, estriado, glabro; bainhas da base carnudas sobre uma moita grossa, lenhosa, vigorosa. Cheiro aromático, picante e amargo. 

USOS E PROPRIEDADES: Sua ação principal é a cicatrizante. Também é digestivo, antiespasmódico, emenagogo, galatagogo, tônico e vermífugo. 

OBS: Não ultrapassar as doses na ingestão das sementes.



GENGIBRE – Zingiber officinale – ZINGIBERÁCEAS. Mangarataia, mangaratiá.

IDENTIFICAÇÃO: Planta perene robusta que pode atingir mais de 1m de altura. As folhas verde-escuras nascem a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo; flores tubulares amarelo-claro ocorrem em espigas eretas entre as brácteas folhosas.

USOS E PROPRIEDADES: Tem propriedades estimulantes, rubefacientes e carminativas. È ingerido para combater doenças respiratórias. Seu óleo pode ser usado para dor de ouvido.



GÊRANIO SELVAGEM – Geranium maculatum – GERANIÁCEAS. Pedra-ume-caá.

IDENTIFICAÇÃO: Mais de 60 cm de altura. Perene, erva de caule piloso. Folhas em pares opostos; flores de coloração variada (tons de rosa), na extremidade distal de cada caule.

USOS E PROPRIEDADES: Contem tanino, adquirindo propriedades adstringentes e hemostáticas. Trata da diarréia.



GERVÃO – Stachytarpheta cayenensis – VERBENÁCEAS. Erva santa, gerbão, ogervão, rinchão.

IDENTIFICAÇÃO: Arbusto de 1 a 2m de altura, muito ramificado. Folhas opostas, ovaladas, estreitando-se para a base, com margens serradas. Flores de coloração azul-pálido, pequenas, dispostas em espigas flexíveis.

USOS E PROPRIEDADES: Indicado para dores no fígado, no estomago, febres, prisão de ventre, diurético e emenagogo.



GOIABEIRA – Psidium guajava – MIRTÁCEAS. Araçá goiaba.

IDENTIFICAÇÃO: Árvore que atinge em média 5m de altura; tronco esgalhado. Folhas ovalo-lanceoladas, com proeminentes nervuras na face inferior. Flores pequenas, brancas. Fruto amarelo, polpa abundante com numerosas sementes.

USOS E PROPRIEDADES: O broto, as cascas e as raízes são usados contra diarréias e para a cicatrização das feridas. A infusão das folhas é usada em gargarejos, aftas, estomatites e faringites. O fruto é fonte de vitamina C.



GUACO – Mikania glomerata – COMPOSTAS. Cipó caatinga, cipó sucuriju, coração de Jesus, erva das serpentes, erva de sapo, guaco liso, guaco de cheiro, guape, uaco.

IDENTIFICAÇÃO: Perene, trepadeira, com caule volúvel; ramos lenhosos, castanhos e glabros; folhas opostas, pecioladas, glabras, de cor verde; inflorescências em capítulos sésseis. Flores brancacentas. Fruto do tipo aquênio.

USOS E PROPRIEDADES: Dissolve catarro dos brônquios, amenizando inflamações de garganta. A infusão cura reumatismo, artrite, sífilis e gota. Como cataplasma serve para mordedura de cobra e insetos venenosos.



GUARANÁ – Paullinia cupana – SAPINDÁCEAS. Guaranaina, guaraná uva, guaranauva, naranazeiro, uaraná, uraná.

IDENTIFICAÇÃO: Arbusto escandente ou cipó lenhoso, atinge até 10m de comprimento. Folhas alternas, pecioladas; folíolos subsésseis, de limbo coriáceo, elíptico. Flores pequenas e brancacentas; fruto cápsula septicida, abrindo-se parcialmente deixando aparecer 1,2 ou 3 sementes negras, encobertas por arilo branco, com aparência de olho humano. 

USOS E PROPRIEDADES: É um tônico geral. Também atua como cardiotônico e combate a dor de cabeça. O pó, o refresco, suco e cápsulas servem para estimular, revigorar, desinfeccionar e hemorragias. 

OBS: crianças, mulheres gestantes ou que amamentem, cardíacos e hipertensos devem evitá-lo.



GUANXUMA – Sida rhombifolia – MALVÁCEAS. Guaxima, mata pasto, relógio, tupitixa, vassoura.

IDENTIFICAÇÃO: Mais de 2m de altura. Perene arbusto de caule duro. Folhas macias, com 1 a 8 cm de comprimento, margens dentadas; flores pequenas, típicas de hibisco, com 5 pétalas brotando em talos nas axilas das folhas.

USOS E PROPRIEDADES: A decocção das folhas e das raízes é boa para diarréia. Como infusão é empregada para reumatismo e tuberculose.



GUINÉ – Petiveria alliacea – FITOLACÁCEAS. Amansa senhor, erva de alho, erva de tipi, pipi.

IDENTIFICAÇÃO: Perene herbácea que atinge de 1 a 4 m de altura, com tronco destituído de asperezas. Folhas pontiagudas, curtas, alternas, dispostas em ramos de modo alternado; flores sésseis de cor branca, reunidas em forma de espigas terminais; frutos apresentando ganchos. Possui forte odor de alho. 

USOS E PROPRIEDADES: indicada para dor de cabeça, enxaqueca, falta de memória e problemas nervosos. Eficaz antídoto ao veneno de cobra e abortivo. Em infusão é antiespasmódica, diurética, vermífuga e usada contra reumatismo. 

OBS: Potencialmente tóxica. É considerada abortiva e teratogênica (provoca malformações do feto). Deve ter seu uso interno restrito.












Nenhum comentário:

Postar um comentário