google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: Dietas Restritivas: riscos e benefícios

ANUCIOS

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Dietas Restritivas: riscos e benefícios



Emagrecer bastante e em pouco tempo é o sonho de muitos que buscam o corpo ideal. Nem que seja necessário recorrer às dietas restritivas, como a Dieta da USP, que promete mandar embora em média 10 kg em 15 dias.
Mas os nutricionistas alertam: as dietas restritivas podem trazer sérios prejuízos à saúde. Portanto, saber usá-las é um dos segredos para emagrecer e ficar em forma. Vamos ao nosso exemplo!
A ideia da Dieta da USP é emagrecer ingerindo basicamente ovos, presunto e café. Um menu que deve ser consumido por no máximo 15 dias, para não ter perigo de complicações renais e cardíacas.
A primeira parte do programa dura sete dias. Em seguida, é feita uma pausa de pelo menos um dia para você comer o que tiver vontade e ter certeza se deseja continuá-lo por mais sete dias, repetindo a etapa inicial.
O princípio da dieta restritiva da USP é o emagrecimento por meio de baixa ingestão de carboidratos (pão, arroz, massas, batatas, frutas frescas e secas, cará, inhame, macarrão e barra de cereais etc.).
Enquanto isso, acontece o aumento das proteínas (ovos, peixes, carnes, embutidos, leite integral e derivados dele), entre outros.
Com a falta de carboidratos ou glicose, o metabolismo passa a queimar mais gorduras, massa muscular e a eliminar muito líquido. Ou seja, nós “desinchamos”. Vem daí a redução rápida de peso. É o segredo para emagrecer e ficar em forma com a dieta restritiva da USP.

Nessa dieta restritiva, as quantidades não são controladas. Água, café sem açúcar ou com adoçante e chás podem ser consumidos fartamente; já os lanches intermediários e a ceia não são permitidos. Veja os detalhes:
• Primeiro Dia
Manhã: Café preto sem açúcar, com adoçante Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar Jantar: salada de alface com pepino e salsão
• Segundo Dia
Manhã: Café com bolacha cream-crakers Almoço: 1 bife grande com salada de frutas à vontade Jantar: Presunto à vontade
• Terceiro Dia
Manhã: Café com biscoito cream-crakers Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas Jantar: presunto e salada
• Quarto Dia
Manhã: Café com biscoito Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade Jantar: Salada de frutas e iogurte natural
• Quinto Dia
Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto Almoço: Frango grelhado à vontade Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura
• Sexto Dia
Manhã: Café com biscoito Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura
• Sétimo Dia
Manhã: Café com limão Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade Jantar: Comer o que quiser menos doce e bebidas alcoólicas.
Antes de começar esse regime de emagrecimento, saiba que podem surgir efeitos colaterais como dor de cabeça, prisão de ventre, cansaço, fraqueza muscular, mau hálito, estresse físico e emocional e alterações do sono.
Ciente disso, que tal aproveitar a dieta restritiva da USP para dar adeus às gorduras? Outro segredo para emagrecer de vez é entender os mitos que rondam as dietas e atividades físicas.

PRÓS E CONTRA

Seguir as dietas da moda, priorizando determinado alimento só porque alguém disse que isso faria perder peso, é, na maioria das vezes, muito arriscado. Ainda assim, ao tentar eliminar os quilinhos a mais e a gordura indesejada que teima em permanecer, muita gente recorre às dietas restritivas. Para isso, passam horas em jejum, fazem atividades físicas de forma muito prolongada e, às vezes, se alimentam apenas de líquidos ao longo do dia. Depois de um período, o peso pode sim ir embora, mas, junto com ele a saúde também vai. Além disso, o emagrecimento não se mantém e em pouco tempo o peso perdido é recuperado.
O nutriendocrinologista Webert Teotônio, da equipe MPIO, explica que essas dietas restritivas nada mais são que uma forma de desorganizar todo o corpo e fazer com que ele trabalhe de forma irregular, causando desequilíbrios hormonais. "Quem faz essas dietas acaba tendo efeito rebote, ou seja, ganhando mais peso que o perdido, dando início ao efeito sanfona", explica.
Um estudo recente da Universidade de Melbourne, na Austrália, publicado em fevereiro de 2014 no New England Journal of Medicine, revelou que quando alguém tenta emagrecer mas depois recupera todo o peso perdido, a culpa é do desequilíbrio hormonal. De acordo com a pesquisa, isso acontece porque ao perder peso, especialmente em uma dieta mais restritiva, o organismo altera a produção de hormônios.
Durante um ano, os pesquisadores monitoraram no sangue dos pacientes nove hormônios diferentes, conhecidos por influenciar o apetite, e descobriram que, mesmo após 12 meses, seis dos hormônios ainda estavam desequilibrados. E manter os hormônios sob controle é essencial no processo de emagrecimento. "Com essas dietas, acontece uma inversão de funções. A leptina, que estimula o metabolismo e é responsável pela saciedade, é inibida, e a grelina é hiperativada, aumentando ainda mais a vontade de comer", explica. Resultado: a vontade de emagrecer não vence a ordem química que diz para comer mais.
Por causa disso, surgem as compulsões alimentares, que podem ser impulsionadas ainda mais pela liberação inadequada de Cortisol, o hormônio do estresse. A longo prazo, as dietas radicais podem ter interferência até mesmo na tiróide, provocando sua hipofunção.

Dica para emagrecer com saúde

O conselho do nutriendocrinologista é ter muito cuidado quando for fazer uma dieta, pois ela pode desorganizar todo o seu corpo e reorganiza-lo dará muito mais trabalho. O ideal é procurar um acompanhamento médico ou nutricional e manter uma alimentação equilibrada, de forma que o peso seja eliminado de vez e a nova forma conquistada seja mantida por muito tempo.


Um comentário:

  1. Ola! Gostei do seu Blog e tenho um Artigo para colaborar no seu Blog, faço divulgação na minha rede +2 milhões de acessos e te dou Link do meu blog. Não cobro! O que peço em troca peço é um link dentro do artigo para meu blog. Quer receber uma proposta para avaliação?
    prof.rosioliveira@gmail.com

    ResponderExcluir