Introdução
Segredos para emagrecer e ficar em forma. Quem não gosta de descobri-los e, principalmente, ter sucesso na prática deles? Pois isso é possível com exercícios, ajustes na alimentação e, é claro, dicas para manter a motivação nas alturas.
Seguindo algumas regrinhas que envolvem, acima de tudo, um novo estilo de vida, dá, sim, para perder peso e evitar erros como o “efeito sanfona”, um sobe e desce nos dígitos da balança que prejudica a saúde, o sonho de curvas perfeitas e autoestima.
Quer saber como? Então fique de olho nos truques que vão ajudar você a reduzir medidas. Vamos lá!
Segredos para emagrecer e ficar em forma
Evite “assaltos” noturnos à geladeira. Isso não combina com emagrecimento!
Não troque seu jantar balanceado por lanches como biscoitos, iogurtes e pastas – que acabam tendo mais calorias.
Beba água! Isso evita aquela confusão básica quando achamos que estamos com fome, mas na verdade é sede. Tome no mínimo 8 copos de água por dia para manter a forma e o bom funcionamento do corpo.
Não pense que passar fome vai garantir um emagrecimento duradouro. Um erro comum é excesso de restrição durante o dia e de comida à noite.
Saiba o que fazer para manter o emagrecimento
Outra dica para manter a forma é não se privar de alimentos que você tanto gosta. O mais importante é a proporção, pois somente um alimento não é o único responsável pelo ganho de peso. Moderação é fundamental!
Se você preencher metade do seu prato com vegetais, terá mais saciedade sem consumir grandes porções, devido ao alto teor de fibras deles. Um dos melhores segredos para emagrecer e ficar em forma!
Vai jantar fora? Antes de sair, coma uma salada ou tome uma sopa. Elas alimentam com poucas calorias e impedem que você perca o controle na refeição principal.
Etiqueta também ajuda a manter a forma: descanse os talheres de vez em quando para perceber melhor quando deve parar de comer.
Esses são segredos para emagrecer e ficar em forma que potencializam qualquer regime para perder peso. Mas você sabe realmente como acontece a redução de medidas e o que pode dificultar o emagrecimento?
Como funciona a perda de peso
Saber os segredos para emagrecer e ficar em forma é uma ajuda e tanto na luta contra uns quilinhos a mais. Porém, perder peso não é um evento isolado e, sim, um processo que leva tempo, exige dedicação e percepção de como funciona a perda de peso.
Emagrecer é uma relação entre as calorias que você ingere e as que gasta, ou seja, o que consumir e não utilizar, acumula.
Na maioria dos casos, a cada 7.000 calorias ingeridas (e não queimadas), acontece o ganho de 1kg. Perder peso tem processo semelhante: a cada 7.000 calorias consumidas, elimina-se 1 kg.
E se você está indo bem na academia, mas ainda encontra obstáculos para reduzir gordura, entenda o que pode estar sabotando seu emagrecimento:
• Impulsividade
• Dificuldades sexuais, conjugais ou afetivas
• Depressão
• Compulsão alimentar
• Estresse
• Ansiedade
Há quem ganhe medidas porque não consegue resistir à gratificação imediata de um impulso – o de comer, que proporciona satisfação em curto prazo, enquanto o emagrecimento acontece em médio ou longo prazo.
Outros são prejudicados por problemas na cama ou próximos a ela. Dificuldades sexuais, conjugais ou afetivas costumam ser uma verdadeira pedra no caminho de quem faz regime para emagrecer. É que a gordura vira uma espécie de escudo para evitar relações, a própria sexualidade ou conflitos do casal.
A depressão também atrapalha o sucesso dos segredos para emagrecer. Nesse caso, é comum ficar desmotivado com dietas e exercícios, pessimista e autodepreciativo.
Já os compulsivos alimentares ingerem grandes quantidades rapidamente, por curto período. O ato de comer não acontece por fome ou prazer, e é seguido de culpa ou arrependimento.
O estresse é outro fator que pode adiar a meta de perder peso, mesmo que você conheça os segredos para emagrecer e ficar em forma. Isso acontece seja pelo aumento do cortisol no sangue ou pela quantidade de alimentos consumidos, digamos, para aliviar os males causados por ele.
Por último, e não menos importante, a ansiedade, vilã de qualquer plano de emagrecimento. Tensão, preocupação e medo, que acompanham o distúrbio, fazem com que a pessoa busque no alimento “remédio” para esses desconfortos.
Para dar uma mãozinha ao seu emagrecimento, aqui vai uma lista com segredos para emagrecer e ficar em forma administrando a inteligência emocional:
• Procure ajuda
• Reconheça o mal que a gordura faz para você
• Anote os prejuízos acumulados
• Decida mudar
• Tome nota dos ganhos
Mas enquanto cuida de aspectos emotivos, que tal investir em alimentos que ajudam a emagrecer e manter a saúde? Confira!
Melhores alimentos para emagrecer
Conheça os itens que não devem faltar no seu cardápio
A expressão “saco vazio não para em pé” ilustra bem a importância da alimentação na nossa vida. Mas foi-se o tempo em que fornecer nutrientes e energia era o único benefício dela.
Conheça um dos segredos para ficar em forma: os melhores alimentos para emagrecer, e veja como unir bem-estar e curvas irretocáveis:
• Amêndoas – troque carboidratos de biscoitos por elas e enxugue medidas! Pesquisa com pessoas que comeram uma porção de amêndoas por dia revelou que esse grupo perdeu mais quilos do que a turma que ficou com bolachas de água e sal.
• Arroz integral – oferece 1,7g de amido resistente (em porção de meia xícara), um carboidrato que estimula o metabolismo a queimar gordura, potencializando o emagrecimento. Não é à toa
que ele está na relação dos melhores alimentos para emagrecer.
• Aveia – meia xícara dela traz 4,6 g de amido resistente. Esse cereal rico em fibras é perfeito para manter a sensação de saciedade e ficar em forma por mais tempo.
• Consuma salmão pelo menos três vezes por semana e sinta os benefícios das proteínas magras, que ajudam a controlar o apetite. Além disso, o peixe é rico em ômega 3 – importante para a saúde do coração.
• Batata - também não pode faltar no seu checklist de melhores alimentos para emagrecer. Rica em carboidratos, ela sacia três vezes mais do que uma fatia de pão branco, por exemplo.
• Pera – está no ranking dos melhores alimentos para emagrecer porque é pobre em calorias, e uma porção dela pode fornecer até 15% da quantidade diária recomendada de fibras, a maior parte delas na casca.
• Banana - campeã no quesito redução de medidas. Madura, uma banana média turbina o metabolismo com cerca de 5 g de amido resistente. Um pouco mais verde, fica melhor: são 12,5 g desse nutriente.
Inclua os melhores alimentos para emagrecer nas suas próximas compras!
Piores alimentos para o emagrecimento e a saúde
Entre os segredos para emagrecer e ficar em forma está o cuidado na ingestão de tentações em forma de massas, doces, frituras e embutidos, entre outros com sabores irresistíveis e valor nutricional baixo.
Pizza congelada, cachorro-quente e salgadinho de batata são alguns dos piores alimentos para o emagrecimento e a saúde. E mais:
Sorvete de massa industrializado – possui carboidrato de baixo valor nutritivo: é fonte de açúcar, facilmente absorvido pelo organismo e transformado em gordura.
Uma bola (60g) de sorvete de chocolate, por exemplo, contém 130 calorias e 18,5% dos Valores Diários de gorduras saturadas que um adulto precisa. Em excesso, ela pode causar placas nas artérias e problemas no coração, cérebro e rins.
Salgadinhos de milho – uma ameaça ao emagrecimento. Possuem Valor Diário de 32,5% de gorduras totais e 10,3% de gorduras saturadas, além de 17% do Valor Diário de sódio em um pacote de 63g.
Em grandes quantidades, o sódio pode causar pressão alta e doenças nos rins.
Pizza congelada – um pedaço (73g) dela traz 14% do Valor Diário das gorduras saturadas e 16% do Valor Diário de sódio.
Compromete o emagrecimento e a também quando é feita com farinha branca, que tem rápida absorção – o que faz com que a pessoa sinta fome mais rapidamente.
Batata frita – bastam 100 gramas dela para ingerir 14% do Valor Diário de gordura saturada, prejudicando o emagrecimento e o bem-estar.
Salgadinho de batata – é mais prejudicial do que a batata frita, pois é industrializado, com grandes porções de sal, substâncias químicas e gordura. Um pacote com 50g traz 33% do Valor Diário de gorduras totais e 9% de gorduras saturadas.
O segredo para emagrecer e ficar em forma, dizem os especialistas, é evitar abusos. Então, confira mais itens com os quais você deve ter mais cautela para manter o corpo esbelto:
Bacon - uma fatia com 10 g de bacon oferece 6,4% do Valor Diário de gordura saturada.
Cachorro-quente – cada salsicha de 50 gramas contém 20% de gorduras saturadas, 24% do valor diário de gorduras totais e 20,3% de sódio.
Refrigerante - uma lata de 350 ml do refrigerante tipo cola traz 37 gramas de açúcar. Se você beber uma lata por dia, em um mês terá ingerido aproximadamente um quilo de açúcar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário