google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: Mamão com Açúcar (Mascavo)

ANUCIOS

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Mamão com Açúcar (Mascavo)

“Isso é mamão com açúcar”, provavelmente você já ouviu essa expressão quando alguém quer dizer que algo é muito fácil. Baseia-se na ideia geral de que basta um simples doce de mamão com açúcar para agradar aos paladares, não existem grandes segredos ai. Quando paro pra pensar nisso, vejo o quanto é fácil mesmo agradar o paladar da maioria das pessoas com mamão.
Estava dando uma olhada nas fotos de café da manhã que o novo guia alimentar usa como referência das preferências regionais e notei que das oito imagens usadas, em três aparecia o bendito do mamão como representante da porção de fruta indicada. Conclusão: a fruta é daquelas que tem uma legião de gente que gosta, difícil mesmo é encontrar quem não gosta.
Pra começar, muita gente prefere comer mamão pela manhã, pois nesse horário a indicação, é que se comece o dia com versões de frutas com sabor mais suave, que caiam bem no estômago pela manhã (exemplo: banana, melão, abacate). No caso do mamão, temos uma fruta com baixa acidez com consistência e textura macia, características que facilitam seu consumo logo pela manhã quando seu sistema digestivo está despertando com você.
Além disso, pra muita gente que quer ou precisa estimular o intestino a funcionar, o consumo de um mamãozinho pode fazer toda a diferença. O fruto é cheio de fibras e de papaína (enzima que quebra proteínas, presente principalmente no mamão-verde, por isso é utilizada como amaciante de carnes) que aumentam o movimento intestinal, caracterizando a propriedade laxante dessa fruta. Além disso, auxilia no controle de dislipidemias e outras doenças.
O mamão também é fonte de cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, com destaque para a vitamina C, — uma porção (1 fatia caprichada) oferece, a grosso modo, 100% das recomendações diárias desse nutriente. A vitamina C, além de ter ação antioxidante, é importante para proteger o organismo de infecções.
Mamão é super recomendado para gestantes, pois é boa fonte de ácido fólico e vitaminas do complexo B essenciais para a formação do material genético já que previnem más formações fetais.
A fruta é referência também em betacaroteno (substância que vira vitamina A no corpo). Todo esse mix de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes têm demonstrado uma ação protetora contra o desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer, bem como o torna um promotor da saúde da pele e dos olhos.
Quanto a seu uso culinário, no Brasil, esta fruta é consumida preferencialmente fresca. A polpa do fruto maduro é usada no preparo de doces, conservas, geleias, bebidas (sucos e néctares) e saladas, combinados ou não com outras frutas tropicais. Além de purê, pelo processo asséptico ou na forma congelada. Também pode ser usado em preparações salgadas, como refogados. É comum o uso dos frutos verdes, seja ralado ou em pedaços para fazer doces.
Detalhe: apesar da expressão, se vai de mamão, a nutri aqui indica que em sua rotina seja sem açúcar. Até porque a fruta costuma ser naturalmente doce e dispensa açúcar, além disso, interessante mesmo é que reeducamos nosso paladar para que ele possa apreciar o sabor natural e verdadeiro dos alimentos. No mais, experimente somente com um fio de mel, com granola, em forma de vitaminas com leite ou iogurte natural. Para quem está de olho na balança, vale congelar e depois bater com coalhada e adoçar com um adoçante ou um pouquinho de açúcar mascavo, vira uma boa imitação de sorvete.
Não tem desculpa para não comer mamão, pois é um fruto encontrado durante o ano todo por aqui, já que o Brasil é o primeiro produtor mundial da fruta, estando entre os principais países exportadores. Temos mamão de diversas variedades com preços estáveis na maior parte do ano. Por tudo isso, falar bem do mamão e indicar seu consumo, pra mim, “é mamão com açúcar.”
“O mamão também é fonte de cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, com destaque para a vitamina C”
Mas, tudo tem um mais na vida, hoje a minha dieta evita por demais o açucar, por uma série de malefícios que o mesmo traz, "Mas" novamente como esquecer de uma infância roceira onde o prazer de um pequeno moleque era comer fatias de mamão com açúcar mascavo, fui na feira e comprei o tal açúcar e me deliciei com o mamão, feliz e pesquisando descobri:

Propriedades do açúcar mascavo

O açúcar mascavo é mais escuro, marrom ou dourado, exatamente porque ainda não perdeu o melaço da cana onde vivem quantidades significativas de cálcio, ferro, potássio e magnésio. “Quanto mais escuro o açúcar, mais vitaminas e minerais ele tem”, afirma Lese. Mas não se engane: ele continua sendo tão calórico e prejudicial quanto o branco e oferece as mesmas restrições de consumo aos diabéticos.
Ele também pode exigir um tempo até que nos acostumemos. Com mais personalidade do que a versão refinada, o açúcar mascavo tem gosto forte e interfere no sabor dos alimentos. “Mas o benefício principal da versão escura do açúcar faz valer a pena a troca”, garante a profissional. “Só o fato de ele não ter recebido o tratamento químico que os cristais branquinhos receberam já é motivo suficiente para investir na substituição”, garante a profissional. 
Segundo a nutricionista, os aditivos químicos presentes no açúcar branco são verdadeiros inimigos da boa saúde e deveriam ser evitados sempre que possível. “Adotar a estratégia de ter apenas açúcar mascavo em casa é uma excelente maneira de reeducar nosso paladar e, aos poucos, encontrar o doce natural dos alimentos”, conclui a nutricionista.
Parece que não adianta tentar fugir dele. Açúcar faz mal à saúde, mas é difícil imaginar a vida sem seu sabor. Aquele bolo gostoso no fim de semana, aquela sobremesa preferida e o contraponto perfeito para o amargo do café. A gente dá duro para evitar ao máximo e colocar o mínimo de colherinhas, mas quando sente o doce na boca, se rende exatamente ao grande problema do açúcar: ele vicia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário