google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: ALIMENTOS QUE PODEM PREVENIR O CÂNCER

ANUCIOS

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

ALIMENTOS QUE PODEM PREVENIR O CÂNCER


Para muitas pessoas, ter ou não um câncer é uma questão de destino. Será? Um estudo publicado na edição de dezembro de 2011 do British Journal of Cancerapontou que 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos casos de câncer em mulheres poderiam ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis. Dentre esses hábitos, um que se destaca é a alimentação. De acordo com a nutricionista Priscila Cheung, do Centro Paulista de Oncologia (CPO), uma dieta equilibrada previne não só o desenvolvimento de um câncer, mas de outras inúmeras enfermidades. "Alguns alimentos, entretanto, apresentam destaque quando o assunto é combater a multiplicação de células doentes", afirma. Confira quais são eles:
O câncer é a segunda maior causa de morte por doença no Brasil (só perde para as doenças cardiovasculares). Estudos científicos revelam que três em cada 10 casos poderiam ser evitados se as pessoas mudassem seus hábitos. Isso inclui parar de fumar, fazer exercícios físicos e especialmente seguir uma dieta rica em nutrientes  que ajudem a prevenir esse mal. Conheça a seguir alguns dos alimentos que possuem esses nutrientes.
“Ao investir nos alimentos certos, você terá os componentes necessários para combater o câncer de três maneiras: criando uma barreira contra ele, consertando defeitos das células cancerígenas ou ajudando a eliminar essas células” 

 1- Brócolis

O brócolis possui altas quantidades de vitaminas C e E, e minerais como o cálcio e o ferro. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) mostrou que ele tem a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas. Seu consumo tem sido associado a um menor risco de câncer de próstata,  mama, pulmão e cólon.
Dica: O ideal é cozinhá-lo ao vapor para que mantenha a sua cor verde e a textura crocante, de maneira que não perca suas propriedades.

 2- Beterraba

Contribui com energia e vitalidade, limpa o nosso organismo de toxinas, e é um potente agente preventivo do câncer. Do mesmo modo que a maioria dos alimentos de cor roxa. Ela também tem propriedades anti-inflamatórias e reduz o risco de sofrer doenças cardiovasculares.

3- Alho e cebola

Os dois pertencem a um mesmo gênero de alimentos que são fonte de determinado fitoquímico que potencializa a capacidade de eliminação de toxinas que favorecem o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o câncer. Um estudo publicado no International Journal of Cancer aponta para redução do risco de câncer de intestino e pâncreas.

4- Tomate

Esse alimento é fonte de licopeno, nutriente que possui alto grau de proteção contra a oxidação celular, função importante na prevenção do câncer. O tomate é associado a prevenção do câncer de próstata .
DicaÉ preferível comer o tomate acompanhado de uma gordura, como o azeite, para facilitar a absorção da substância pelo organismo.

5- Frutas Vermelhas

Essas frutas são ricas em antocianinas, nutriente que retarda o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos que poderiam estimular o crescimento de um tumor.
Segundo um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que o consumo dessas frutas ajuda a reduzir os riscos de desenvolver câncer de boca, mama, cólon e próstata.
O câncer é uma doença multifatorial e alguns hábitos como fumar, obesidade, má alimentação e falta de atividade física apontam para algumas das causas do problema.
Segundo a World Cancer Research Fund (WCRF) e o American Institute for Cancer Research (AICR), muitos tipos de câncer podem ser prevenidos quando fazemos escolhas saudáveis no estilo de vida e alimentação. Por isso, muitas pesquisas vêm sendo desenvolvidas para estudar melhor as propriedades de algumas substâncias encontradas nos alimentos que possuem propriedades quimiopreventivas.

A quimiopreveção é definida como o uso de agentes químicos naturais ou sintéticos para reverter, suprimir ou prevenir a progressão carcinogênica (formação do câncer). Em última análise, tais agentes podem impedir ou prevenir o crescimento e sobrevivência de células cancerígenas.
A continuidade das pesquisas sobre os efeitos dos nutracêuticos sobre a genética devem fornecer uma visão para os mecanismos de prevenção de doenças, tais como câncer, obesidade, diabetes, aterosclerose e hipertensão através da alimentação.
Alguns estudos atuais demonstram que a suplementação de micronutrientes, nutracêuticos e alimentos funcionais podem ter potencial para reduzir o risco de desenvolver câncer, retardar a taxa de crescimento e metástase de uma doença maligna, reduzir a toxicidade associada à quimioterapia e radioterapia - redução da caquexia do câncer (diminuição da massa muscular e gordura corpórea), podem inibir a proliferação celular e induzir a morte celular em células cancerosas.
Há ainda, pesquisas que relacionam a alta ingestão de consumo de carne vermelha e de carnes processadas à incidência de alguns tipos de câncer, porém isso não pode ser considerado fator de risco isolado, pois o câncer é decorrente de múltiplos fatores.
O AICR recomenda um limite no consumo de carne vermelha que não deve ultrapassar 300g por semana. O ideal é optar pelo consumo de carnes brancas, como peixe e frango e evitar o consumo de carnes processadas como frios, embutidos e carnes defumadas.
Numerosos estudos têm sido publicados sobre as atividades farmacológicas e a avaliação clínica de alguns alimentos em relação ao controle do câncer. Embora alguns estudos tenham confirmado uma resposta positiva, seus mecanismos de ação ainda não estão claros.
O importante é ter um estilo de vida saudável preconizando uma alimentação equilibrada e nutricionalmente completa, variada em frutas, hortaliças e alimentos integrais, que fornecerão uma grande variedade de vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes, com consequente ingestão de substâncias nutracêuticas. E evitar consumir alimentos processados, gorduras e farinhas refinadas.



VÍDEOS RELACIONADOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário