Acredita-se que o Rabanete se originam no sul da Ásia, Rabanetes eram conhecidos na Europa antiga e Egito também. Graças ao seu tempo de crescimento rápido (normalmente tendo apenas 30-45 dias a partir de sementes de rabanete). Além disso os Rabanetes são ricas em fibras alimentares, Vitamina C, folato e minerais como o Potássio e Fósforo.
O rabanete, cujo nome científico é Raphanus sativus, é uma planta herbácea, anual, de pequeno porte, com folhas verdes dispostas em roseta e flores de apenas quatro pétalas encontradas em tons de branco, rosa e roxo. Sua raiz tuberosa, de formato arredondado ou alongado possui casca de coloração predominantemente avermelhada e polpa branca. Já os frutos são do tipo síliqua, ou seja, são secos e deiscentes, constituídos por dois carpelos.
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Brassicales
Família: Brassicaceae
Gênero: Raphanus
Espécie: Raphanus sativus
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Brassicales
Família: Brassicaceae
Gênero: Raphanus
Espécie: Raphanus sativus
Os rabanetes se desenvolvem muito bem em climas amenos a frios e exigem solos férteis, que sejam bem drenados, enriquecidos com matéria orgânica e neutros (pH em torno de 6,6 a 7,5). Requerem boa luminosidade e a forma de propagação é por semente. A produção de rabanetes no Brasil concentra-se principalmente nas regiões Sudeste e Sul.
Pertencente a família Brassicaceae da qual estão inclusas mais de 3.000 espécies, entre elas a couve, o repolho, o nabo e a mostarda, o rabanete é destaque por conter uma raiz tuberosa muito apreciada e cultivada em várias regiões do mundo, principalmente no continente Asiático, onde o consumo é elevado se comparado com os países do ocidente.
No Brasil, o consumo de rabanete não é tão comum. Porém por ser uma raiz bastante valorizada em outros países da Ásia e Europa, pelos seus usos na culinária e por conter diversas propriedades medicinais benéficas a saúde, a fama do rabanete está começando a se popularizar.
As raízes podem ser consumidas de variadas maneiras, principalmente cruas, cortadas em rodelas, formando uma salada crocante e refrescante. Além do seu sabor levemente picante, as raízes são ricas em fibras alimentares, vitamina C, folato e minerais como o potássio e fósforo. Por conter baixíssimas quantidades calóricas (100 gramas contém apenas 20 kcal), os rabanetes podem ser consumidos em dietas de restrições calóricas e com a grande vantagem de ser um alimento que ajuda na digestão dos amidos, por conter uma enzima chamada diatase. Além de tudo isto presente nos rabanetes, também são encontradas duas substâncias antioxidantes neles, são elas a luteína e zexantina. Porém, o rabanete pode causar em algumas pessoas distensão abdominal e flatulência.
Os benefícios do rabanete não param por aí. Ele também contém diversas propriedades medicinais, tanto em suas raízes, como também em suas folhas. Juntos, as raízes e folhas são consideradas poderosos calmantes, diuréticos, mineralizantes, alcalinizantes, tônicos para os músculos, antiescorbúticos, aperientes e eupépticos.
Aqui estão os 9 benefícios do rabanetes Para saúde:
Benefícios do Rabanete Na Prevenção do Câncer: Os Rabanetes são conhecido como vegetais crucíferos. Estudos mostram que os Rabanete são ricos em antioxidantes e outros compostos em vegetais crucíferos ajudar na prevenção do câncer. Além disso, Rabanetes são ricas em fibras, o que ajuda a combater o câncer de cólon, enquanto que compostos conhecidos como isotiocianatos afetar vias genéticas nas células cancerosas, mesmo induzindo a apoptose (morte da célula cancerosa).
Benefícios do Rabanete Para Coração: Estudos descobriram que os antioxidantes no Rabanetes podem reduzir os níveis de colesterol no organismo, que por sua vez irá reduzir o risco de doença cardíaca e ataque cardíaco.
Benefícios do Rabanete Para Saúde Digestiva: Os Rabanetes estimular a produção de bile. Manter um nível de produção de bílis saudável é benéfica para a digestão, bem como o fígado e a vesícula biliar. Além disso, Rabanetes pode ser usado para tratar a obstipação, porque eles são muito ricos em fibra.
Rabanete é um Desintoxicante: Os Rabanetes são indicados como sendo bom no tratamento para icterícia, pois eles podem ajudar a purificar o sangue e aumentar os níveis de oxigênio.
Rabanete é um Diurético: Os Rabanetes são um diurético natural, Além disso ele ajudar com a função renal e hepática e pode ser benéfica no tratamento de desordens urinárias.
Benefícios do Rabanete Para Pressão Arterial: Os Rabanetes são uma grande fonte de potássio, que foi encontrado para ajudar a regular a pressão arterial.
Benefícios do Rabanete Para os Diabéticos: Os Rabanetes têm um baixo impacto sobre os níveis de açúcar no sangue. Eles são muito baixos no índice glicêmico, o que significa que os diabéticos podem comê-los sem se preocupar com os seus níveis de insulina.
Benefícios do Rabanete Para Perda de peso: Os Rabanetes são ricas em fibras, pobre em calorias e baixo índice glicêmico, eles fazem uma grande parte de qualquer dieta de emagrecimento.
Rabanete é Rico em Vitamina C: apenas metade de um copo de Rabanete compõe cerca de 14 por cento de sua quantidade diária recomendada de vitamina C
Nenhum comentário:
Postar um comentário